Se tem um negócio, há algo que deve saber: os seus produtos e serviços só existem, de facto, para a generalidade dos potenciais clientes, se tiverem presença na internet. E como não basta ter um website, porque precisa de ter visitas e de converter as visitas em resultados, é essencial saber como atrair tráfego para a sua página online.
A regra é simples: para ter sucesso na internet tem de otimizar a sua presença digital e ser relevante nos principais motores de pesquisa. Idealmente, precisa de aparecer nos primeiros resultados de pesquisas do Google. Mas como?
Já ouviu falar em SEO?
Para quem se pergunta “como posso fazer o meu negócio crescer na internet”, a resposta é estabelecer um plano para aumentar a visibilidade da marca e isto passa por colocar em prática um conjunto de ações que potencializam os seus conteúdos e aproximam o seu trabalho da audiência. Uma estratégia que chamamos de SEO – Search Engine Optimization (ou, em bom português, otimização para os mecanismos de pesquisas). Este é um trabalho fundamental para quem quer potenciar a sua visibilidade na web.
Ter uma estratégia com foco em SEO é indispensável para qualquer negócio nos dias de hoje. Nas primeiras posições estão, seguramente, os links mais vistos e visitados pelos utilizadores. Esta é a realidade e é por este motivo que importa saber que o bom desempenho orgânico não acontece por mero acaso: resulta de uma estratégia bem elaborada.
Uma boa estratégia de Marketing Digital, que inclui no planeamento uma checklist de SEO, permite chegar aos primeiros lugares das pesquisas e o resultado disto é que o seu negócio ganha aquilo que chamamos de autoridade no mercado – quer estejamos a falar de uma loja online, de um site empresarial ou de um blog. Com mais autoridade acontecem mais visitas e, assim, aumentam as chances de destacar-se da concorrência.
Uma mais valia, para tirar partido das melhores práticas de SEO, é o apoio de especialistas na área, que possuem know how digital e auxiliam no alcance de resultados concretos para o negócio.
Melhores práticas para chegar ao topo
O uso de um conjunto de práticas de SEO, enquanto forma de agregar valor à marca, promove uma relação de proximidade com potenciais clientes e posicionam a página como uma “especialista”.
Há vários caminhos e todos eles devem ser estudados e otimizados com regularidade, acompanhando as possíveis mudanças na experiência do utilizador.
Produzir conteúdos relevantes, hierarquizá-los de acordo com a sua importância, encontrar palavras-chave adequadas, ter um website com tempos de resposta rápidos, entre outros fatores, servem de exemplos daquilo que uma boa estratégia de SEO deve abordar.
Neste contexto, a agência de SEO – UNIK SEO, apresenta de seguida 7 boas práticas para atingir o topo dos resultados do Google. Vamos a isto?
Definir a palavra-chave
Para estar bem no ranking de pesquisas online é imprescindível que exista uma boa estratégia daquilo que chamamos de palavras-chave, ou seja, definir quais palavras-chave são importantes para o seu negócio, e que correspondem à forma como o utilizador faz a pesquisa nos motores de busca.
Ter conteúdo relevante
O seu conteúdo online deve refletir o seu negócio e deve gerar valor para o cliente. É fundamental que as pessoas percebam a utilidade daquilo que encontram quando clicam na sua página.
Alcançar bons resultados orgânicos está diretamente associado a qualidade e a relevância dos conteúdos que são, aliás, a base de qualquer estratégia de marketing de conteúdo.
Hierarquizar os conteúdos
A experiência de quem pesquisa online conta muito e deve ser valorizada. Dito isto, é importante que os conteúdos sigam uma regra de hierarquia, na qual existe uma estrutura de importância para ordenar os conteúdos.
A hierarquia dessa estrutura torna a leitura do utilizador mais fluida, mas também ajuda a tornar o seu conteúdo mais relevante para o Google.
Construir URLs amigáveis
O “seu endereço virtual” é o URL e este deve, também, ser uma das suas prioridades ao planear a estratégia de Marketing Digital. Os mecanismos de pesquisa entendem que URLs amigáveis, que incluam a palavra-chave e sejam simples de memorizar, são importantes para se conseguir chegar aos primeiros resultados.
Ter um site que responda de forma rápida
Os motores de pesquisa valorizam os tempos de respostas verificados nos websites – ou seja, posicionam melhor as páginas que tornam mais agradável a experiência do utilizador.
Um website que demora a carregar está sujeito a uma penalização do ranqueamento do Google, que entende que o utilizador perde algo durante a experiência.
Utilizar links internos e externos para a estratégia de link building
Outra estratégia muito valorizada pelos motores de pesquisa é a de incluir links internos nos conteúdos – o Google, por exemplo, agrega valor a sua página se tais links se fizerem presentes. Para além disso, a estratégia dos links internos promovem a boa navegação do utilizador dentro do seu website.
A estratégia de link building consiste também em incluir links externos, ou seja, de receber links a partir de outros websites. Esta é um dos principais fatores de valorização no ranqueamento de páginas nos mecanismos de pesquisas e deve, portanto, fazer parte da sua estratégia de SEO se deseja crescer na internet.
Serviços de Digital PR e Backlinks
Combinar os talentos de influenciadores e criadores de conteúdo com os seus produtos e serviços é uma grande vantagem para a sua estratégia de crescimento – e esta é uma tendência que veio para ficar.
Na península Ibérica, existem poucas agências de excelência dedicadas, com experiência em serviços de aquisição de backlinks e Online PR, reunindo uma lista de contactos diversificada, onde entram nomes de bloggers, influenciadores e jornalistas relevantes para o mercado.
Por onde começar?
Garantir o aumenta da visibilidade do seu negócio na internet e alcançar mais clientes, de forma assertiva, conquistando resultados concretos, busque por especialistas em estratégias de SEO e em Marketing de Conteúdo.
Contratar uma agência dedicada ao marketing de conteúdo para a criação acertada de estratégias, potencializa os resultados dos negócios no ambiente online.
A Unik SEO cria estratégias de marketing digital personalizadas. Com dez anos de experiência no mercado é uma Google Partner 100% portuguesa e especialista em aumentar os índices de tráfegos, orgânico e pago, gerando valor para a sua marca. Oferece serviços em seis idiomas – entre eles, Inglês, Francês, Português e Espanhol, sendo uma agência especialista no crescimento online dos mais diversos tipos de negócio.