Senta-se ao computador e faz uma vistoria por todos os sites e portais de ofertas de emprego que conhece ou com que se depara por acaso. Muitas vezes nem sequer encontra novidades, fica sem opções e acaba por se deixar levar pela desmotivação. Afinal, procurar um emprego pode ser um exercício bastante desafiante e cansativo. E se lhe dissermos que talvez não esteja a procurar mesmo em todo o lado? Ou que é uma boa ideia usar hashtags para procurar emprego?
Que as redes sociais permitem fazer uma panóplia de coisas que outrora eram impensáveis, como falar com alguém no outro lado do planeta, já não é novidade para ninguém. Como também não novo que podem ser bastante úteis aquando da procura de um novo trabalho. O que talvez nunca tenha pensado é que recorrer a hashtags para aprofundar a pesquisa através das redes sociais pode ser uma boa opção.
Siga as nossas dicas e comece já a usar esta tática para procurar o seu emprego de sonho e fazer-se notar entre os empregadores.
Formas de usar hashtags para procurar emprego
Se costuma utilizar redes sociais como o facebook, o twitter ou o instagram certamente está familiarizado com as hashtags – um sinal cardinal (#) seguido de uma palavra-chave – e a sua utilização. O objetivo destas palavras é agrupar todos os conteúdos que lhes dizem respeito, pelo que quando clica ou pesquisa por uma hashtag tem acesso a todas as publicações que a incluem. Uma forma fácil de chegar onde quer, certo?
Talvez agora lhe pareça mais lógica a ideia de recorrer a este método para pesquisar ofertas laborais. Afinal, usar hashtags para procurar emprego vai permitir afunilar a sua busca e encontrar mais facilmente aquilo que procura, uma vez que as possibilidades estarão todas concentradas num só lugar.
Se utilizar as hashtags de forma acertada, ponderada, e até criativa, vai melhorar bastante a sua pesquisa e impressionar os empregadores. Aqui ficam alguns exemplos de como esta ferramenta lhe pode ser útil:
1. Encontrar ofertas de trabalho
É um conceito que talvez lhe pareça estranho, mas a verdade é que muitas empresas e recrutadores utilizam o Linkedin, Facebook, Twitter e até o Instagram para anunciar ofertas de trabalho — e muitas vezes incluem hashtags. Assim, uma boa tática será pesquisar por palavras-chave relacionadas com ofertas de emprego. Pode usar uma pesquisa mais abrangente, como #emprego ou #trabalho, procurar pelo cargo em específico, como por exemplo #designer, ou até pela localidade (#Porto ou #Lisboa).
Convém não esquecer que esta regra aplica-se também no sentido inverso. Significa isto que o candidato pode fazer publicações nas suas redes sociais relacionadas com a busca por um novo emprego e, assim, chamar a atenção de empregadores que possam estar à procura de novos colaboradores através das redes sociais.
2. Aprender mais sobre a empresa
Uma boa forma de aceder a diversas informações sobre a empresa à qual se quer candidatar é utilizar hashtags para procurar dados que de outra forma talvez não encontrasse. Atualmente, muitas organizações têm hashtags associadas que os funcionários utilizam para falar sobre o seu dia-a-dia na empresa, partilhar fotos ou contar histórias que considerem interessantes e importantes.
Isto permitir-lhe-á conhecer melhor a instituição em causa e perceber se realmente é um local com que se identifique. A melhor parte é que pode até descobrir ações de recrutamento levadas a cabo pelos empregadores.
3. Criar uma rede de contactos
Outra utilização bastante útil para as hashtags é estabelecer uma rede de contactos, algo que pode (e deve) fazer mesmo que não esteja ativamente à procura de um novo emprego. Pesquisando pelas palavras-chave certas e que correspondem à sua área ou interesse poderá conhecer pessoas com quem trocar ideias, dicas, contactos e, claro, currículos. Participe nos debates a que tem acesso nas redes sociais e não perca a oportunidade de conhecer pessoas que o podem enriquecer tanto a nível pessoal, quanto profissional.
Por outro lado, sempre que marcar presença em algum evento profissional relacionado com o seu setor deve acompanhar as suas publicações com hashtags que permitam que outras pessoas o encontrem. Afinal, a generalidade destes eventos são ótimos palcos para estabelecer uma rede de contactos útil.
3 dicas para usar hashtags da forma certa
Posto isto, é importante que conheça as melhores dicas para utilizar hashtags da forma mais correta e eficiente. Afinal, o objetivo é melhorar os resultados da sua busca.
1. Deve usar hashtags comuns e frequentemente utilizadas: esta é uma daquelas situações em que “menos é mais”. Não invente hashtags complexas na esperança de obter melhores resultados, o ideal é recorrer àquelas que são já utilizadas pelos seus grupos de interesse;
2. Faça uma triagem e utilize palavras e/ou expressões que lhe sejam úteis: não se esqueça de que o seu objetivo é encontrar um emprego, pelo que as hashtags devem estar relacionadas com trabalho e associadas a conteúdo o mais profissional possível. Só assim conseguirá relacionar-se com as pessoas certas e encontrar publicações verdadeiramente úteis.
3. Use hashtags com moderação: Embora sejam uma ferramenta útil e poderosa na procura de emprego, devem ser usadas com peso e medida. Evite utilizar muitas hashtags por cada artigo ou post que faz nas suas redes. Ao invés disso, procure selecionar duas ou três que se adequem em específico à vaga ou posição que procura. E não se esqueça de continuar a utilizar os métodos mais tradicionais, como a consulta de portais com ofertas de emprego ou a participação em eventos de networking profissional.