Share the post "Usa o telemóvel enquanto carrega? Saiba que pode ser perigoso"
Há várias histórias partilhadas online que referem telemóveis a explodir enquanto estão a ser carregados. Então, porque é que há tantos utilizadores que se aventuram a utilizar o dispositivo enquanto este está ligado à tomada ou à powerbank? Saiba alguns dos perigos que corre ao usar o telemóvel enquanto carrega e perceba porque é que vale a pena gerir a bateria durante o dia.
Posso usar o telemóvel enquanto carrega?
Aquecimento
O aquecimento é uma das primeiras grandes razões para não usar o telemóvel enquanto carrega. Quando utilizamos o dispositivo, este acaba por aquecer naturalmente – tal como qualquer equipamento do mesmo tipo. É por isso que os computadores têm ventoinhas, por exemplo.
Quando utilizamos o telemóvel para ver vídeos, para ouvir música ou para uma tarefa mais exigente, este acaba por aquecer naturalmente. Aquecimento que também acontece quando a bateria está a ser carregada. Neste caso, é uma simples soma de 1+1: “aquecimento + aquecimento” pode fazer com que o dispositivo aqueça demasiado. E mesmo que não aqueça ao ponto de arder, a temperatura que atinge pode danificar um ou outro componente interno.
Confundir o telemóvel em relação à carga
Numa primeira utilização, o telemóvel costuma oferecer uma autonomia bastante respeitável e capaz de nos conquistar. Autonomia que acaba por ir decrescendo ao longo do tempo, principalmente quando este é utilizado enquanto é carregado. Utilizar o telemóvel enquanto este carrega pode roubar entre 3 a 4 horas de autonomia ao fim de algum tempo.
Neste caso, costuma dizer-se que a bateria está viciada, mas a verdade é que o dispositivo se habituou a ter a carga completa mesmo quando era utilizado.
Pode explodir?
Apesar de existirem rumores que apontam para telemóveis que explodiram enquanto estavam a ser carregados – e apesar de esta não ser uma situação muito descabida quando este entra em sobreaquecimento – é, hoje em dia, bastante difícil que tal venha a acontecer.
Porquê? Porque, atualmente, os fabricantes já procuram precaver-se contra estes problemas e anteveem que os dispositivos serão utilizados mesmo durante a carga.
Então, em que ficamos?
É fácil perceber que usar telemóvel enquanto carrega pode ser um gesto perigoso, mas dificilmente poderá resultar num incêndio ou numa queimadura para o utilizador.
De qualquer forma, a melhor forma de evitar algum dissabor passa mesmo por uma boa gestão da bateria e por carregar em alturas devidas.
Veja também: