Passados 14 anos da introdução da vacina da meningite C no Programa Nacional de Vacinação (PNV), a vacina contra a meningite B passa também a ser gratuita.
Assim, desde o dia 1 de outubro, a vacina contra a doença invasiva meningocócica B passa a ser comparticipada pelo Estado a todas as crianças que nasceram em 2019 e 2020. As três doses serão aplicadas aos dois, quatro e 12 meses de idade.
O alargamento do PNV passa também a incluir a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) nos rapazes (nascidos a partir de 1 de janeiro de 2009), que deve ser administrada em duas doses e a partir dos 10 anos, com intervalo de seis meses. Recorde-se que a mesma vacina para as raparigas já faz parte do PNV e é administrada em duas doses aos 10 anos.
Já a vacina contra o rotavírus será aplicada apenas a grupos de risco e a sua administração só se deve iniciar em dezembro. Salienta-se, contudo, que a Direção-Geral da Saúde e a Comissão Técnica de Vacinação ainda não divulgaram quais são esses grupos de risco.