Share the post "Vai arrancar a vacinação de maiores de 30 e 40 anos. Fixe a data"
Depois de alguma polémica em torno de um hipotético avançar da vacinação apenas na região de Lisboa e Vale do Tejo, devido ao aumento exponencial de casos de infeção nesta zona do país, o coordenador da Task Force do plano de vacinação contra a COVID-19, Vice-Almirante Gouveia e Melo, já veio esclarecer que a vacinação dos maiores de 40 e de 30 anos vai arrancar ao mesmo tempo em Portugal Continental.
De acordo com o planeado, a vacinação dos maiores de 40 anos ficará já disponível a partir do próximo dia 06 de junho (agendamento local), enquanto a dos maiores de 30 anos irá ter início a 20 de junho (agendamento local). Saiba mais.
Vacinação dos maiores de 40 e de 30 anos começa já em junho
Segundo o Coordenador da Task Force, o plano português de vacinação contra a COVID-19 teve dois propósitos essenciais: proteger as vidas dos cidadãos mais frágeis, como é o caso dos idosos, e imunizar os profissionais de atividades de maior risco, como é o caso dos profissionais de saúde.
Ambas as metas estão praticamente atingidas, o que significa que, neste momento, o objetivo é o de vacinar com a maior rapidez possível toda a população. Daí, a decisão de começar a vacinação dos maiores de 40 e de 30 anos já em junho, em simultâneo com a dos cidadãos com mais de 50 anos de idade, que já devem conseguir fazer o auto-agendamento no decorrer da última semana do mês de maio.
A questão das regiões
Depois de alguma controvérsia em relação a se estas datas eram para todo o país ou apenas para algumas regiões, Gouveia e Melo explicou que “O nosso plano é nacional e estamos a recuperar as regiões [percentualmente] mais atrasadas e isto também vai incluir o Norte. A ideia é ter sempre as regiões equilibradas, porque é o mais justo. Quando se fala em acelerar, é dar mais vacinas, mas mantendo a mesma programação etária.”
De acordo com o último relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde, a região com mais população vacinada é o Alentejo, sendo, por outro lado, o Algarve a região com menos habitantes imunizados.
Quais são as perspetivas?
Neste momento, as previsões do Coordenador da Task Force são de que:
- até à terceira semana de junho esteja vacinada a maior parte das pessoas com mais de 50 anos;
- até à segunda semana de julho esteja vacinada a maior parte das pessoas com mais de 40 anos;
- até à primeira semana de agosto esteja vacinada a maior parte das pessoas com mais de 30 anos.
Caso o calendário esboçado seja cumprido e não haja atrasos na entrega das vacinas, as previsões do Vice-Almirante Gouveia e Melo são de que na última semana de julho já seja possível disponibilizar o auto-agendamento para as pessoas com mais de 20 anos de idade.