As redes sociais estão, cada vez mais, a assumir um papel importante na área de recursos humanos, sendo já uma ferramenta utilizada na busca de novos talentos ou em processos de recrutamento de colaboradores especializados.
São várias as redes sociais nos dias de hoje e milhões de utilizadores a partilhar informação. Se pensarmos apenas no LinkedIn, uma rede social totalmente dedicada ao mundo profissional, o processo de pesquisa sobre a carreira e competências específicas de um candidato é cada vez mais fácil para os recrutadores. Fique a conhecer algumas das vantagens das redes sociais para recrutamento.
Vantagens das redes sociais para quem anda à procura de emprego
Divulgar o seu currículo
Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Esta será uma das principais vantagens das redes sociais.
No LinkedIn, por exemplo, para além de criar redes de contactos profissionais, poderá manter o seu currículo online e atualizado. É uma ferramenta de marketing pessoal ótima e já são várias as empresas de recursos humanos a pesquisar o LinkedIn para recrutamento.
Referências pessoais
As relações pessoais nas redes sociais não são as tradicionais, aqui a sua opinião e a dos seus colegas conta. Construa a sua reputação profissional.
Ao posicionar-se como influenciador de opiniões no Twitter, por exemplo, vai falar e interagir com profissionais da sua área e envolver-se com a comunidade e isto pode ajudar a captar a atenção de recrutadores.
Oportunidades de emprego
As empresas também estão nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, interagir com as marcas mostra interesse da sua parte e, ao seguir determinadas empresas e marcas, poderá saber em primeira mão quais as ofertas de trabalho porque muitas delas partilham nas suas páginas este tipo de informações. Esta é, sem dúvida, mais uma das vantagens das redes sociais.
Melhorar o networking
Encontrar velhos amigos e colegas, aumentar contactos com profissionais da área podem ajudá-lo em muito no processo de procura de emprego.
Receber propostas de negócios
Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe atividades.
Ao utilizar o Instagram, por exemplo, está a construir uma possível montra para os seus trabalhos que pode funcionar como um portefólio da sua vida profissional.
Veja também: