Pedro Benjamim
Pedro Benjamim
28 Ago, 2015 - 08:15

Vantagens e desvantagens dos pneus desportivos

Pedro Benjamim

Entre estradas normais e incursões em pistas de corridas pode equipar o carro com pneus desportivos. Vamos fazer uma viagem pelo mundo das borrachas redondas.

Vantagens e desvantagens dos pneus desportivos

O cheiro a borracha queimada de manhã é dos cheiros mais agradáveis para qualquer amante de automóveis, tal como o da gasolina. Quem de nós não gosta de abastecer o carro logo pela manhã, enquanto o calor ainda não dilatou a gasolina e assim conseguir mais combustível pelo mesmo valor, para depois nos fazermos à estrada preparados para uma aventura?
 Mas voltemos ao cheiro a borracha queimada e ao som do chiar dos pneus tão agradável quanto o vibrar de um estádio no momento do golo. Olhemos para as quatro rodas do carro e foquemo-nos nas vantagens e desvantagens dos pneus desportivos, que nos trazem alegrias e mais segurança no momento das manobras, contudo a carteira emagrece a cada curva.

Vantagens

  • Maior aderência: Por norma, os pneus desportivos são mais macios e, consequentemente, a aderência é maior tornando as suas viagens mais seguras;
  • Redução da inclinação em curva: Com pneus desportivos de baixo perfil vai conseguir melhores performances em curva já que não vai sentir a carroçaria a rolar em demasia, no entanto pode ter alguns problemas com um amortecimento mais desconfortável;
  • Maior segurança: Em suma, a segurança é a grande vantagem, em conjunto com os consumos, na utilização dos pneus desportivos. Estará mais seguro, mas se abusar no acelerador os riscos também sobem de forma rápida.

Desvantagens

  • Mais ruído: Por consequência da maior suavidade do pneu mais macio, este também gera mais ruído já que o contacto com o solo é feito de forma mais eficaz, tal pode ser compreendido numa comparação com o alcatrão. Quando conduz num alcatrão mais rugoso, logo com maior aderência a circulação é feita com mais ruído, quando o alcatrão é mais liso há também menos ruído, mas menos segurança;
  • Maior perigo de aquaplanagem: Normalmente pneus desportivos têm um perfil mais largo, logo ao aumentar a área de contacto com o solo vai fazer com que o risco de aquaplanagem seja maior;
  • Maior desgaste: Esta desvantagem é óbvia, tendo em conta as características da borracha dos pneus desportivos – mais moles – sendo mais aderentes vão também ter um desgaste superior, se jogava Gran Turismo, ou outro jogo de automóveis, percebe certamente do que falamos;
  • Preço elevado: Normalmente os pneus desportivos têm preços superiores aos normais, por serem tão específicos e utilizarem borrachas de maior qualidade.

Se quiser equipar o seu carro com pneus desportivos lembre-se que cada carro tem pneus específicos, ou seja, nem todos os modelos de pneus têm as mesmas performances em todas as viaturas, já que a distribuição de peso é feita de forma diferente nos vários modelos automóveis.



Veja também: