Share the post "Varizes na gravidez: saiba como prevenir e tratar este problema"
Não é novidade para ninguém: uma das principais queixas de qualquer grávida é a sensação de pernas cansadas e o inchaço que parece não as largar por nada deste mundo. Este inchaço, causado por alterações hormonais e pela pressão exercida pelo bebé, pode originar fadiga e, claro, as malvadas varizes na gravidez. Talvez por esse motivo, as mulheres sejam as principais vítimas das varizes.
Tudo o que precisa de saber sobre varizes na gravidez
Como se não bastassem as preocupações típicas de uma futura mamã, como o bem-estar e a saúde do bebé, existem também outras questões que ocupam a cabeça de qualquer grávida. É que, como é sabido, a gestação deixa marcas visíveis no corpo da mulher e uma delas são as varizes na gravidez. De facto, 1 em cada 3 grávidas sofre com este problema.
As varizes surgem porque o bebé comprime os vasos sanguíneos abdominais e esta compressão dificulta bastante a normal circulação do sangue, que fica estagnado nas veias – o que, consequentemente, afeta também as pernas. Resultado? As veias dos membros inferiores acabam por dilatar, dando origem às varizes e a derrames.
Deste problema resulta um grande incómodo, já que, para além da questão estética, as varizes na gravidez podem causar sensação de pernas cansadas, dores e inchaço, o que se pode estender também aos tornozelos. Claro está que à medida que a gravidez avança e o peso aumenta o problema parece agravar-se – em alguns casos recomenda-se o uso de meias de compressão.
Como prevenir
Embora seja difícil (ou quase impossível) escapar-lhes, as varizes na gravidez podem ser prevenidas de modo a minimizar ao máximo o seu aparecimento e os seus efeitos. Assim, existem alguns conselhos que deve seguir:
- Elevar as pernas quando está deitada;
- Descansar sempre que possível;
- Não cruzar as pernas quando está sentada;
- Evitar estar muito tempo de pé;
- Evitar estar muito tempo na mesma posição;
- Massagens;
- Utilizar cremes específicos para o problema;
- Utilizar água fria nas zonas tipicamente afetadas;
- Fazer exercício físico;
- Ter atenção ao peso;
- Utilizar meias elásticas.
Tratamento
Geralmente, a maior parte das varizes na gravidez desaparecem após o final da gestação, pelo que, à partida, não existem motivos para preocupação. Contudo, é importante referir que em alguns casos podem surgir danos permanentes.
Durante a gravidez, e mesmo após, existem alguns truques que ajudam a reduzir o aparecimento das varizes e o seu aspeto:
- aplicação alternada de água quente e fria;
- colocar gelo na área afetada;
- utilização de meias de compressão.
Em casos mais extremos, a mulher pode ainda realizar tratamentos com laser, de modo a fazer desaparecer as varizes. No entanto, estes tratamentos só podem ser realizados após a gravidez.