A Velocity Network promete revolucionar o panorama profissional à escala global.
Depois da internet das coisas (IoT – Internet of Things), que está a mudar a forma como nos relacionamos com a tecnologia que nos rodeia, através dos multiplos dispositivos que nos permitem fazer das coisas mais simples às mais extraordinárias, é a vez das profissões.
A chamada ‘internet das carreiras’ resulta de um projeto desenvolvido por um grupo de 15 empresas e centros de investigação americanos – alguns com presença em Portugal – e promete modificar a gestão da pegada profissional online.
Saiba mais sobre a Velocity Network.
velocity network: A nova revolução nas carreiras online
O que é?
É uma plataforma global que reúne informação fidedigna e verificada sobre competências e perfis profissionais, construída a partir de tecnologia de cadeia de blocos (blockchain). Uma ‘internet das carreiras’ que coloca nas mãos dos profissionais a responsabilidade total pela gestão da sua identidade profissional online. Isso abrange ainda uma outra responsabilidade, tão ou mais importante, a de decidir com quem a partilham.
Blockchain
Uma cadeia de blocos é essencialmente um registo, um livro de eventos digitais que é “distribuído” ou partilhado entre muitas partes diferentes.
Ela só pode ser atualizada com base no consenso da maioria dos participantes do sistema e, uma vez introduzida, a informação nunca pode ser apagada.
O blockchain do Bitcoin, por exemplo, contém um registo preciso e verificável de todas as transações que foram feitas no seu histórico.
Pode parecer incrível, mas graças ao conceito de consenso distribuído, pode ser criado um registo incorruptível de eventos passados e presentes no mundo digital. E tudo sem comprometer a privacidade, se necessário.
Imaginemos um arquivo de texto com duas colunas, onde numa coluna se coloca um identificador (exemplo: abc) e na outra um número (exemplo: 34). Isto é, “abc” corresponde a “34”.
Agora imaginemos que esse arquivo pode estar em milhares de computadores duplicados, com a garantia de que ninguém pode alterá-lo, mas quando, legitimamente, algo deve ser alterado, em questão de segundos, todos são sincronizados. Mesmo que um dos milhares de computadores desaparecesse da rede, nada aconteceria.
É esta a capacidade que o blockchain alcança e, embora seja algo muito mais complexo e composto por mais peças como a criptografia, no essencial, o objetivo é conseguir: um registo distribuído resistente à sincronização e sem necessidade de confiança entre os membros que compõem a rede.
Quem está a organizar
A plataforma Velocity Network está a ser desenvolvida por um grupo de 15 empresas e centros de investigação americanos, alguns com presença em Portugal.
Objetivos
Permitir que fornecedores de Recursos Humanos e Educação em Tecnologia, mercados de emprego e plataformas freelancers, provedores de classes profissionais e entidades de recrutamento, processadores de background e de avaliação ofereçam aos seus constituintes a capacidade de emitir.
Partilhar e verificar credenciais de carreira, assim como de desenvolver novos casos/produtos de valor agregado e aplicativos inovadores para utilização são também alguns objetivos.
Permitir que as organizações confiem nos dados partilhados, dados esses que são imutáveis e verificados, relativos a todos os utilizadores da rede, eliminando de forma transparente e económica os riscos de contratação, aumentando a produtividade, melhorando a experiência de profissionais e formandos e alcançando a conformidade no que respeita ao conhecimento e uso da tecnologia ao serviço do mercado de trabalho, sem descurar regras e/ou legislação aplicável.
Vantagens
A Velocity Network reune vantagens concretas para os seus utilizadores. Enumeram-se as seguintes:
- Segura: é um rede construída com base na segurança, construída em blockchain;
- Global: é uma rede à escala global que permite estabelecer um sem número de ligações de interesse;
- Custo-benefício: os registos verificados são partilhados digitalmente, eliminando processos manuais dispendiosos. A aposta em publicar e gerir uma conta na plataforma pode, de facto, registar um retorno muito significativo no que toca a oportunidades de trabalho;
- Informação verificado e confiável: As credenciais são assinadas digitalmente pela autoridade emissora;
- Rede open source: a plataforma, de código aberto, é mantida por uma fundação colaborativa, democrática e sem fins lucrativos.
- Independente: os utilizadores têm propriedade e controlo exclusivos sobre os seus registos e dados pessoais e ainda podem contribuir para o desenvolvimento da própria rede.
Open Source
A arquitetura de software aberta da Velocity Network vai permitir que um utilizador da área da programação, programador informático/developer, vá além da troca de credenciais de carreira e possa contribuir para criar produtos e serviços da próxima era.
Esta particularidade promove a criação de uma comunidade de developers que contribuem para o desenvolvimento e melhoria continua da plataforma e, consequentemente, da rede.
Velocity Network: que mudanças?
O que vai trazer
A Velocity Network traz uma grande mudança ao mercado de trabalho, tornando-o, desde logo, verdadeiro global.
De uma forma mais clara, esta nova plataforma vai permitir:
- Reinventar como os registos de carreira são partilhados no mercado global;
- Capacitar indivíduos, empresas e instituições de educação por meio da tecnologia transformacional de blockchain – pública, aberta, confiável e independente;
- Transformar conquistas de carreira em credenciais digitais;
- Informação verificada, protegida e verdadeiramente global;
- Ferramenta para aceder a melhores (e mais) oportunidades de trabalho.
Estas são algumas das mudanças daquilo a que se chama de internet das carreiras. No entanto, a revolução está apenas a começar e o futuro é promissor.
A plataforma Velocity Network deverá chegar ao mercado em 2021.