Share the post "Vai vender casa sem ajuda de intermediários? Veja o que é preciso"
A venda de uma casa implica uma série de questões burocráticas, fiscais e de promoção do imóvel que, geralmente são tratadas pelas agências imobiliárias. No entanto, qualquer particular pode assumir essa tarefa, desde que saiba como proceder.
O dinheiro que vai poupar na comissão a pagar à agência pode ser um argumento a favor, mas lembre-se que todo o processo ficará a seu cargo.
Ao assumir esta responsabilidade, deve dar especial atenção à segurança e ao que deve ou não fazer para publicitar a sua casa. Além das obrigações legais, como possuir um certificado energético do imóvel, terá de reunir um conjunto de documentos para iniciar o processo de venda.
O Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV) é um dos elementos fundamentais para a transação e tem de obedecer a determinadas regras para ser válido e proteger efetivamente os seus direitos.
Além disso, e sendo este um processo que envolve montantes elevados, as questões relacionadas com a fiscalidade também merecem especial atenção, nomeadamente se houver mais-valias, isto é, se tiver lucro com a venda.
Para vender a casa sem recorrer a uma agência imobiliária deve considerar vários detalhes em cada etapa do processo. Conheça-os neste artigo do Saldo Positivo e saiba o que é necessário para conseguir fazer um bom negócio.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.