Não é fácil separarmo-nos de um livro, sobretudo para os amantes da leitura. Mesmo na prateleira recordam-nos da nossa aguda curiosidade, das nossas pequenas paixões e, de uma forma ou de outra, marcam episódios da nossa vida – a maior parte das vezes por associação. Como documentos, são meios de transmissão de cultura e de conhecimento e pautam, desde muito cedo, o nosso desenvolvimento como indivíduos.
Mais do que nunca precisamos de pôr de lado o nosso instinto colecionador e fazê-los circular, dar-lhes outra oportunidade para enriquecerem a vida de outra pessoa. É certo que nada substitui o odor de um livro novo, mas, em contrapartida, nos livros usados, encontramos pequenas surpresas – marcas, doodles, mensagens – que revelam a sua espessura cultural, além do seu sentido democrático – no fundo, a sua função original.
O formato ebook tem vindo a cumprir esta função, sobretudo por ser mais barato do que o formato físico, mas acreditamos e temos esperança que este último não se perca nas especificidades do tempo ou na vertigem contemporânea.
Assim sendo, se está interessado em vender livros usados – que estão a acumular e a ocupar espaço lá em casa -, ou porque precisa de um dinheiro extra para comprar outros livros, estas são as nossas sugestões de plataformas nas quais o pode fazer.
Como vender livros usados
Além das conhecidas plataformas de venda online – OLX, Custo Justo, Facebook, Ebay ou mesmo a Amazon – há plataformas no mercado em segunda mão que são especializadas na venda de livros usados.
Há inclusivamente algumas especialistas na compra e venda de livros escolares e de âmbito universitário a preços muito mais acessíveis do que aqueles que encontramos no mercado livreiro institucionalizado.
LEUU
Esta é uma plataforma que permite comprar e vender livros usados de âmbito universitário a preços muito acessíveis. As famílias e os estudantes agradecem, pois sabem quão caros são os livros técnicos.
Para vender livros usados na plataforma LEUU há um custo único de apenas 1€ e o anúncio terá a validade de um ano.
Book in Loop
Nesta plataforma online pode comprar e vender livros escolares usados 60% mais baratos do que os novos. Consulte aqui a página da Book in Loop.
Fnac
Na página online da Fnac, basta fazer um registo básico para começar a vender livros usados. A opinião dos clientes que compram e vendem artigos usados em geral na Fnac é, em geral, muito boa.
Bibliofeira
Esta é, no fundo, uma plataforma de mediação entre o vendedor e o comprador. De forma gratuita pode divulgar o livro que quer vender e aguardar o contacto dos possíveis interessados. Consulte aqui a página da Bibliofeira.
P55
Se estiver interessado em vender livros com interesse histórico, edições antigas ou que já sejam classificados como antiguidades, visite a página online da plataforma portuguesa de bens de luxo em segunda mão, P55. Aqui os livros ficam à consignação e podem ser vendidos em leilão, na loja física ou online.
Para terminar fazemos uma referência aos famosos alfarrabistas. Já não são muitos, mas nas grandes cidades ainda há alguns e muito bons. Por norma, os livros de maior interesse para estas casas são os de história, história da arte, romance, geografia, esotéricos, de cultura geral portuguesa e primeira edições.
Veja também: