A maior parte dos carros modernos vem com uma ventoinha incorporada no radiador, como parte do sistema de refrigeração, que serve para impedir que o motor acabe por sobreaquecer. No entanto, às vezes, a ventoinha do radiador, tal como qualquer outro componente, pode vir a ter problemas.
Esta funciona com a ajuda de um pequeno motor elétrico que garante que apenas é usada quando necessário.
Quando não funciona, no entanto, o problema deve ser de imediato verificado, pois o sobreaquecimento do motor pode levar a despesas avultadas para o condutor.
5 problemas a verificar na ventoinha do radiador
O fusível
Componentes elétricos são parte do departamento dos fusíveis. Quando um componente destes no seu automóvel não estiver a funcionar, deve verificar o fusível correspondente – verificando qual é através do manual do fabricante, que deve conter informação detalhada.
Se o fusível não estiver em bom estado, a melhor solução é substituí-lo.
O estado da ventoinha
O mau estado da ventoinha do radiador e dos seus fios pode significar um sobreaquecimento no motor.
O desgaste e a corrosão são inimigos que terá de enfrentar e que, infelizmente, são inevitáveis.
Deve verificar cuidadosamente todas as componentes relacionadas com a ventoinha, pois é possível que devido a um ou outro fio sem corrente, por exemplo, a ventoinha não funcione.
Nível do líquido de arrefecimento
Como o motor aquece bastante por si mesmo, o líquido de arrefecimento é necessário para manter a sua temperatura controlada.
A falta deste líquido pode também dar a impressão de que esta ventoinha não está a fazer o seu trabalho como deve ser.
Deve portanto verificar o nível do mesmo com alguma regularidade, e não apenas quando reparar que a temperatura do motor está acima do desejado.
Sensor de temperatura
O trabalho da ventoinha do radiador é determinado pelo sensor de temperatura que, como o nome indica, mede a temperatura do sistema de refrigeração.
Se o sensor não estiver a funcionar, então é natural que a ventoinha não funcione, pois não é medida a temperatura que justifica a sua ativação.
Problemas no sensor podem levar ao sobreaquecimento, mas é possível contornar o problema ao verificar o seu estado. Se tem dúvidas assista ao vídeo.
O que parece, pode não ser
Em carros mais modernos, é natural não ouvirmos esta ventoinha a trabalhar e, como tal, pode parecer que não funciona de todo quando o motor aquece um pouco.
Além disso, o sobreaquecimento do motor pode ter outras causas que vão para além do não funcionamento da ventoinha.
De qualquer modo, a melhor forma de saber se funciona ou não é ao tirar as dúvidas quando estiver na oficina a tratar da manutenção do seu carro.