Para a maioria dos trabalhadores, a primeira ideia que surge associada ao verão é férias. A maior fatia de dias de férias é tirada no coração do verão – agosto é por norma o mês escolhido para gozar o maior número de dias seguidos de descanso.
Talvez por isso, pode parecer estranho pensar que o verão é a melhor altura para mudar de carreira. Passamos a explicar porquê.
Razões a ter em conta quando mudar de carreira na estação do ano mais quente
As empresas preparam o segundo semestre nesta altura do ano
Uma vez que esta é uma altura de repensar a estrutura da empresa, isso significa que poderá haver lugar para uma reestruturação e reforço das equipas de trabalho, o que constitui uma boa oportunidade para mudarmos de posto dentro da empresa ou mesmo para procurar outro emprego noutra área, enfim, operar uma desejada mudança na nossa carreira.
O volume de trabalho abranda
No verão, talvez mais uma vez por culpa da ideia de férias, a tendência natural é para que a intensidade e volume de trabalho diminuam. Eis outro fator que pode jogar a favor do facto de que o verão é a melhor altura para mudar de carreira. Este tempo de desaceleração poderá ser aproveitado para tirar um tempo livre para preparar candidaturas e/ou entrevistas no novo emprego desejado. Por outro lado, os seus futuros potenciais patrões deverão também ter mais tempo do que o habitual para dar atenção a novas propostas.
Por outro lado, se conseguir mudar mesmo de emprego em pleno verão, a própria transição de empregos poderá decorrer de forma mais calma e pacífica – terá mais tempo para se familiarizar com a nova função.
Poderá aproveitar a pausa de umas férias para mudar de carreira
Ouro sobre azul será ingressar num novo emprego logo após umas merecidas férias. Não só estará com uma leveza e disponibilidade mental ao rubro, como também a sua imagem e aura estarão completamente saudáveis e estabilizadas. Com níveis certos de confiança e bem estar, tem tudo para iniciar o novo rumo com toda a força.
O bom tempo ajuda a tomar decisões importantes
O verão por si só traz uma atitude positiva, e nada melhor do que aproveitar essa onda de energia para finalmente tomar decisões importantes relativas ao nosso futuro. Os dias mais longos, com mais luz, o tempo ameno, tudo isso são fatores que servem como um ótimo pano de fundo para que a nossa vida profissional descole.
No verão há mais oportunidade para fazer novos contactos
Em seguimento do parágrafo anterior, o verão deixa-nos com mais bom humor, com uma atitude mais positiva, e logo com mais vontade de socializar. Se nos sentimos assim, também os outros se deverão sentir, por isso não deixe escapar eventos e reuniões que lhe possam interessar relativamente a uma mudança de carreira. Não por acaso, encontrará por certo mais oportunidades para socializar profissionalmente durante o verão.
Poderá ser também uma boa oportunidade para conhecer pessoas novas, possíveis futuros empregadores, não se cingindo necessariamente à formalidade das entrevistas. Marque cafés, apareça nos sítios, nos eventos certo.
Encontrar um trabalho temporário de verão que sirva como transição
O verão pode ser também uma boa oportunidade para fazer uma transição entre o seu velho emprego e o novo.
Não é estritamente necessário fazer uma mudança de emprego abrupta – então, em cima de umas boas férias, porque não tirar umas semanas para fazer algo completamente novo, que sirva para colocar por detrás das costas o peso do seu velho emprego, e que faça um refresh no espírito, de modo a encarar o futuro emprego de forma mais leve? Quem sabe se desta forma ainda poderá ganhar algumas competências que lhe faltava no currículo?
Procure um daqueles típicos trabalhos de verão sazonais, um part-time, ou um estágio. Não sabe por onde começar? Então aceite a nossa sugestão e procure num portal dedicado a empregos sazonais como o Aboutjobs.
Investir no verão como uma boa altura para mudar de carreira é estar um passo à frente
Isso mesmo. Enquanto grande parte das pessoas canalizam a sua energia para planear as férias e só em Setembro é que vão pensar realmente numa possível mudança de carreira, quem pensar nesta possibilidade durante o verão estará um passo à frente. Não passa sequer pela cabeça de muita gente que muitas empresas começam a recrutar durante o verão para contratar em Setembro…
Agora que já percebeu porque o verão é a melhor altura para mudar de carreira, não se esqueça de não cair na tentação de relaxar demasiado nesta altura do ano – disfrute, mas não deixe de canalizar também uma boa parte da sua energia em fazer um investimento numa mudança de emprego.