Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
08 Nov, 2017 - 08:17

16 viagens de comboio que deve fazer antes de morrer

Mónica Carvalho

Há 16 viagens de comboio que deve fazer antes de morrer para conhecer alguns dos locais mais bonitos do mundo, bem como pela experiência mágica do comboio.

16 viagens de comboio que deve fazer antes de morrer

Viajar de comboio pode ser algo banal para quem tem que utilizar este meio de transporte diariamente. Mas se atentar às composições, aos percursos que faz, ao inesperado de uma curva ou a expetcante luz ao final do túnel, perceberá o fascínio que tantos têm.

Se ainda não ficou convencido, a National Geographic elegeu as 16 viagens de comboio que deve fazer antes de morrer, para que possa desfrutar em pleno do passeio em locomotivas que passam por alguns dos locais mais bonitos do mundo.

Viagens de comboio que deve fazer antes de morrer

O mundo de fantasia dos comboios preenche o nosso imaginário desde a infância. Pelo menos na idade adulta, essa fantasia pode ser prolongada e tornar-se realidade com estas 16 viagens de comboio que deve fazer antes de morrer. Descubra os destinos imperdíveis!

1. Suíça

placeholder-1x1

Fonte: Max Pixel

O “Glacier Express” proporciona uma experiência alpina em oito horas de picos nevados, prados de montanhas e aldeias de contos de fadas entre Zermatt e St. Moritz, na Suíça.

2. Rússia

O “Golden Eagle Trans-Siberiano” passa pelo Lago Baikal, o lago mais profundo da Terra e que liga Vladivostok a Moscovo.

3. Nova Zelândia

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / david_gubler

Na Nova Zelândia, o “TranzAlpine” viaja entre Christchurch e Greymouth, passando ao lado do rio Waimakariri e através dos Alpes do Sul, numa rota de ida e volta de nove horas.

4. Austrália

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / huskyte77

Não se esqueça das botas de caminhada e dos binóculos para explorar a zona de Alice Springs em “The Ghan”, que corre o país de norte a sul, de Darwin para Adelaide.

5. Califórnia

Passando na ventosa cidade de São Francisco, o “California Zephyr” sobe tanto as Montanhas Rochosas como a Serra Nevada, antes de descer à costa do Pacífico na sua travessia de quase 4 mil quilómetros no coração da América.

6. Canadá

Apanhe o comboio “The Canadian”, onde os passageiros podem passar três dias a observar a paisagem rural de Toronto a Vancouver, em carruagens com tetos panorâmicos.

7. Argentina

O “Train to the clouds”, ou comboio até às nuvens, sobe até aos 13.800 pés nos Andes acidentados, saindo de Salta, Argentina, com destino à fronteira chilena, numa das mais altas viagens de comboio do mundo.

8. Europa

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt

O glamour de roupa clássica e fato e gravata ainda impera no centenário “Orient Express”, que viaja de Londres para Veneza, passando por Paris aquando da hora do jantar e parando na Suíça para recolher croissants quentinhos, que deliciam todos os passageiros.

9. África

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hun / Train Chartering & Private Rail Cars

O “Shongololo Express” combina um safari com viagens ferroviárias de luxo na Namíbia, África do Sul e Zimbábue.

10. Japão

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / kimushi583

O comboio “Shiki-shima” do Japão tem apenas 10 cabines e serve cozinha típica criada por Katsuhiro Nakamura, o primeiro chefe com estrelas Michelin do país.

11. África do Sul

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / Shine 2010 – 2010 World Cup good news

O “Blue Train” parte de Pretória para Cape Town, exibe as paisagens sul-africanas e inclui uma paragem na cidade de Kimberley, terra de minas de diamantes.

12. Índia

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / Train Chartering & Private Rail Cars

Um palácio móvel completo com spa a bordo é o que encontrará no “Royal Rajasthan on Wheels”, cujo trajeto permite admirar os templos da Índia, os fortes e o Taj Mahal, numa viagem de sete noites.

13. Sérvia e Montenegro

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / Timon91

No comboio “Belgrado to Bar”, os viajantes entram em 254 túneis e passam por 435 pontes numa viagem de 475 quilómetros da capital da Sérvia até as margens do Adriático, a um preço inacreditavelmente baixo.

14. Suíça

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / Velondez

Os viajantes do “Gotthard Panorama Express” começam a viagem numa locomotiva a vapor até ao Lago de Lucerna, onde depois trocam para um comboio que serpenteia ao longo dos Alpes até Lugano, na Suíça.

15. Irlanda

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / Paul David Smith (Widnes Road)

Os quartos do “Belmond Grand Hibernian” parecem-se com suites hoteleiras da época georgiana, enquanto as carruagens comuns são confortáveis e ideais para ver campos verdes e ovelhas no caminho para Cork ou Belfast, em Dublin.

16. Reino Unido

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt / 47843 Vulcan

Parta de Londres à noite no “Caledonian Sleeper” para desfrutar do jantar a bordo, durma numa das cabines e acorde depois para ver o bonito cenário das montanhas e dos lagos das Terras Altas da Escócia, chegando a meio da manhã a Fort William.

Veja também: