Ver sítios e paisagens novas é um hábito que não se deve perder nunca. Uma boa hipótese para isso é viajar em família e encontrar recantos em Portugal que não vão deixar ninguém indiferente.
Desde o verdejante Minho, ao espetacular Douro, passando pelas longas planícies alentejanas ou pelas praias inigualáveis do Algarve, há muito que ver e sentir, para passar uns dias de descanso.
A escolha é aleatória, obviamente. Em vez de 7 era fácil encontrar 77 locais em Portugal que merecem uma visita. Afinal, mais de 800 anos de história deixaram marcas indeléveis um pouco por todo o lado.
Faça o seu percurso, detalhe a sua viagem e lance-se à aventura por algumas das pérolas do nosso país.
7 destinos em portugal para viajar em família
O monumental Douro
A mais antiga Região Demarcada do mundo é sempre uma excelente opção se está a planear uma escapadinha e viajar em família. Miguel Torga chamou ao Douro um excesso da natureza, não só pela beleza arrepiante de algumas das suas paisagens, mas também de certeza pela afabilidade e hospitalidade das gentes.
Viajar pelo Douro é conhecer um pouco da história de Portugal, desde as quintas fantásticas, as linhas de comboio já desactivadas, mas ainda cheias de encanto, as aldeias que guardam pedaços de história.
Serpenteie por entre os socalcos das vinhas, delicie-se com uma gastronomia única e conheça a fundo uma parte do país ainda algo desconhecida para muita gente.
O verde Minho
O Minho cheira a festas, romarias, foguetes a estralejar e vinho verde a escorregar pelas gargantas. Assim como praias de água gélida, mas sempre irresistíveis. O Minho é uma explosão de verde, apanha uma fatia considerável do fantástico Gerês e corre por ali acima até ao ponto mais a Norte de Portugal.
Por isso, esta é uma excelente opção para viajar em família, com uma oferta imensa de turismo rural e unidades hoteleiras de qualidade superior. Dê uma olhada a alguns destinos do Minho imperdíveis e sinta o ar puro a entrar por todos os poros.
A cascata do Piódão
O Piódão é aquela aldeia bijou, um presépio em cascata esculpido nas entranhas da Serra do Açor, em Arganil.
Além do vasto património arquitetónico que vale bem a visita, encontrará também bons alojamentos, restaurantes, e, como não podia deixar de ser, as belas paisagens e a simpatia das suas gentes que deixam qualquer um rendido aos seus encantos.
Destaque ainda para a fabulosa praia fluvial, que convida a uns mergulhos quando a temperatura aquece. Com o tempo frio, ou gélido, vale sempre pela magnífica paisagem.
O majestoso Bussaco
Quem não conhece a mata do Bussaco precisa de lá ir rapidamente. É apenas um dos espaços verdes mais fantásticos do país, só ultrapassada pelo esmagador Gerês.
O hotel é encantador, os jardins lindíssimos e o museu militar nas redondezas uma excelente forma de passar um par de horas. Depois, quem desce serra abaixo, vem dar à Curia, uma antiga zona termal de excelência em Portugal.
O parque das termas é absolutamente relaxante e pode ainda dar uma volta pelos elegantes hotéis (nem todos a funcionar) que em meados do século passado recebiam a nata da sociedade para férias e diversão.
Só para dizer ainda que entre o Bussaco e a Curia há uma imensa faixa de estrada, sempre em linha reta, onde porta sim, porta sim, se pode comer um extraordinário leitão. Isso, é a Bairrada.
O Alentejo em Monsaraz
Se o seu destino de eleição para viajar em família são as vastas planícies alentejanas, a escolha é longa e ilustre. A nossa sugestão é uma visita a Reguengos de Monsaraz, a área que alberga a antiga Vila da Monsaraz, e que promete um descanso absolutamente incomparável.
Também conhecido como Ninho das Águias (sem conotação futebolística, note-se), a vila fortificada tem poucas centenas de habitantes e é essencialmente pedonal. Mas em cada esquina se sente o peso de uma história que remonta há muitos séculos, como testemunham os monolíticos ou o imponente castelo.
É ainda ali nas cercanias que está o Observatório do Alqueva, onde se pode aprender sempre mais alguma coisa sobre o maior lago artificial da Europa.
A canção de Porto Côvo
Este era talvez um dos segredos mais bem guardados do litoral alentejano, até que Carlos Tê (parceiro de Rui Veloso na escrita de canções) supostamente lá passou umas férias e escreveu uma letra que viria a tornar-se quase no hino oficial da terra.
Toda a gente ficou a saber que havia um pessegueiro na ilha, plantado por um vizir de Odemira, que dizem por amor se matou novo, ali no lugar de Porto Côvo.
Mas a terra tem muito para oferecer. Praias fantásticas, alojamentos para todos os gostos e carteiras e a calma que só as falésias da costa vicentina conseguem inspirar. Mais uma excelente sugestão para viajar em família.
A refrescante Tavira
Finalmente, se o seu destino tem que ser o Algarve, então a sugestão pode ser Tavira. Há quem lhe chame a Veneza do Algarve, o que é no mínimo estranho, uma vez que há outra Veneza a norte, Aveiro, e nenhuma delas se parece de todo com a original.
Mas Tavira é uma cidade fantástica, um pedaço de Algarve que resistiu a tentações de massificação turística, mantendo parte substancial da sua identidade. Está no coração de uma costa algarvia menos conhecida, mas fascinante. Um destino absolutamente encantador e que o irá prender para sempre.