Com o stress do dia a dia, muitas vezes esquecemo-nos do essencial: ser feliz. A pensar no seu bem estar, preparamos uma lista com 8 dicas para uma vida mais feliz em 31 dias.
São pequenas coisas que fazem uma grande diferença. Ponha-as em prática e vá ser feliz, porque merece.
Dicas para uma vida mais feliz em 31 dias
1. Partilhe coisas bonitas
A primeira das dicas para uma vida mais feliz em 31 dias é partilhar tudo o que seja bonito. Comece por anotar 9 coisas bonitas que observe ao longo do dia:
- 3 na natureza: seja o arco-íris, flocos de neve a cair, os raios do sol a entrar pela janela… é só estar atento e escolher.
- 3 no comportamento de outras pessoas: um sorriso pela manhã ou um gesto simpático como, por exemplo, abrir uma porta, alguém que lhe cedeu passagem no trânsito… observe e preste atenção aos que o rodeiam e que consigo se cruzam ao longo do dia.
- 3 aleatórias: seja a forma como a sua refeição foi preparada, um café que tomou com um amigo ou um simples telefonema que receba só para saber se está bem.
Este é um pequeno e rápido exercício que lhe vai permitir ser feliz. Um estudo da Universidade de Zurique, diz-nos que apreciar a beleza provoca-nos emoções positivas e pode desencadear a nossa capacidade de admiração.
2. Use as suas verdadeiras cores
Esqueça as modas. Use as cores que a fazem sentir bem. Seja nas suas roupas, seja nas cores que escolhe para se maquilhar, use as suas cores. Desta forma, mesmo em dias mais difíceis, vai sentir-se forte e confortada.
3. Organize-se para conseguir fazer mais
Se chega ao escritório e tem tanta coisa para fazer que nem sabe por onde deve começar, então siga a nossa dica e comece por se organizar.
Agrupe as suas tarefas de acordo com o que tem de ser feito e em vez de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, faça-as por grupos. Grupo a grupo, tarefa a tarefa, vai ver que o dia corre melhor, o trabalho é feito e no final não sente tanto desgaste.
4. Prepare hoje o pequeno-almoço para amanhã
Se é daquelas pessoas que fica na cama mesmo até ao limite e depois sai de casa a correr sem sequer ter tempo para a primeira refeição do dia, então por que não começar a preparar o pequeno almoço no dia anterior?
E se não sabe o que preparar, coloque num recipiente duas colheres de sopa de aveia, 1 colher de sopa de chia, 1 colher de sopa de mel e cubra com 2/3 de iogurte. Misture e adicione fruta fresca ou frutos secos, tape e coloque no frigorífico.
De manhã, mesmo que acorde tarde, metade do trabalho está feito e é só comer.
5. Inspire-se com as suas palavras passe
Se tem de bloquear o seu computador de trabalho por questões de segurança, então por que não aproveitar o momento para se inspirar?
Use palavras como serenidade, paciência, humildade, amor, alegria, paz… use minúsculas e maiúsculas, acrescente-lhes, naturalmente, números, e caracteres especiais para aumentar a segurança e de cada vez que desbloquear o seu computador vai sentir-se um pouco mais inspirado.
6. Livre-se do passado
Esqueça-se de quem era no liceu e não se preocupe com quem quer ser no futuro. Agradeça por quem é hoje. Neste momento. Se se sentir bem com quem é em cada momento, a vida vai parecer-lhe mais leve e vai viver mais feliz.
Livre-se do passado: cuide do seu corpo e livre-se de roupas que já não lhe servem; cuide do seu trabalho, livrando-se de papelada inútil, cuide do se relacionamento, livrando-se de coisas de relacionamentos anteriores.
7. Prepare o saco do ginásio para toda a semana
Uma das coisas que por vezes nos impede de ir ao ginásio é a simples preguiça de preparar o saco. Para evitar que isto lhe aconteça, basta que no início da semana decida quantas vezes vai treinar e prepare o saco com toda a roupa necessária para todos os treinos. Menos uma desculpa para não praticar exercício.
8. Ria mais e pareça mais novo
Antes de ir dormir, pense em três coisas engraçadas que lhe tenham acontecido ao longo do dia. Repita este exercício 7 noites seguidas.
Segundo um estudo publicado no “Journal of Positive Psichology”, este exercício pode ajuda-lo a sentir-se feliz durante 6 meses e vai ensina-lo a focar-se mais no que correu bem e menos no que correu mal, elevando a sua atenção para hábitos e comportamentos positivos.