Mal acorda de manhã já sabe o que se segue: um dia de correria, sem tempo para praticamente nada e com dezenas de coisas para fazer (tanto em casa como no trabalho). Numa altura em que tudo à nossa volta parece acontecer à velocidade da luz, pode ser complicado dosear o tempo e conseguir fazer tudo. Mas nada tema: é mesmo possível ter uma vida organizada – só precisa de algumas dicas.
Contudo, não tenha pressa porque este é um processo que exige tempo e disciplina. Aprenda agora a criar novos hábitos que vão tornar a sua vida muito mais fácil.
10 dicas para ter uma vida organizada
Antes de mais, há uma máxima que deve fixar: ninguém é 100% organizado. Por mais que tente não vai conseguir ser um deus da organização porque nem sempre as coisas vão correr tal e qual como planeou. O importante é que não desanime e continue a fazer o seu melhor.
1. Arrume os armários
Quarto, cozinha, sala, corredor, casa de banho – parece que todas as divisões da casa têm armários e gavetas que facilmente ganham vida própria e se desgovernam, certo? É importante que arrume todos os armários da casa e com alguma lógica. Pode, por exemplo, guardar todos os carregadores na mesma gaveta e todas as calças de ganga na mesma prateleira.
2. Faça um bocadinho todos os dias
Se pensa que ter uma vida organizada é trabalho de um dia está enganado. Para conseguir atingir o seu objetivo vai ter de tirar determinado tempo do seu dia para, com calma, ir realizando todos passos e todas as tarefas necessárias – podem ser, por exemplo, 30 minutos por dia.
3. Tudo deve voltar ao seu lugar
Esta é mesmo uma regra de ouro da organização: quando tira um objeto do sítio tem de voltar a arrumá-lo no mesmo local. É a melhor forma de saber sempre onde estão as suas coisas, especialmente as mais importantes – como chaves ou documentos, por exemplo. Por outro lado, contraria também a tendência de acumular coisas desnecessárias.
4. Evite a procrastinação
Quem não adora procrastinar? Bem sabemos que é difícil evitar este vício, mas vai ter mesmo de fazer um esforço se quer ter uma vida organizada. Quanto mais tempo demorar a realizar uma tarefa, mais trabalho acumula (para não falar do tempo precioso que perde).
5. Não guarde aquilo que não utiliza
De certeza que se olhar ao seu redor neste preciso momento vai ver várias coisas que não usa e que não lhe fazem falta absolutamente nenhuma – e isto é apenas numa divisão. Fixe esta ideia: não guarde coisas que não utiliza porque só servem para ocupar espaço e ajudar a que viva numa desorganização total.
6. Planeie os seus dias com antecedência
Pode parecer-lhe um bocado inútil mas planear os seus dias na noite anterior é uma ótima ideia para ter uma vida organizada. Deste modo, evita o stress e a correria da manhã seguinte, pelo que começa o dia com menos preocupações (e atrasos). Pode preparar marmitas, roupa e acessórios, entre tantas outras coisas que lhe pareçam necessárias.
7. Faça backups do seu computador e telemóvel
De certeza que já lhe aconteceu perder documentos ou fotografias importantes do de algum aparelho porque não fez um backup para qualquer outro dispositivo com armazenamento. É uma daquelas experiências de que ninguém gosta. Mas pode ser evitada se for organizado: obrigue-se a fazer backups de todo o material.
8. Procure soluções em casa
A ideia é que recicle os seus próprios bens e evite comprar novas coisas. Precisa, por exemplo, de arrumar os seus produtos de beleza? Confirme se não tem uma caixa que possa usar. Reutilize de modo a evitar trazer mais “tralha” para dentro de casa.
9. Não tenha vergonha de anotar tudo
Já pensou em tudo o que tem de fixar diariamente ao longo da vida? Aniversários, consultas médicas, tarefas, listas de compras – o rol de opções não tem fim. Contudo, não precisa de sobrecarregar a sua mente com este tipo de questões se anotar tudo numa agenda, por exemplo.
10. Organize as suas finanças
Para uma vida organizada é imperativo que também as finanças estejam em ordem. Uma boa ideia é definir um orçamento mensal, onde regista os movimentos monetários – existem até aplicações que o ajudam nesta tarefa. É imperativo que registe todas as entradas e saídas de dinheiro para não perder o fio à meada.