Uma das maiores vantagens de aprender inglês online é o fator “utilidade”. A maior parte dos conteúdos foram criados para serem simples, curtos e abordarem temáticas do dia-a-dia – utilizando como recurso a gramática casual e útil. Embora seja uma ferramenta que prima pela vertente prática e pela maior velocidade durante o processo de aprendizagem, não se engane: as aulas em vídeos passam muita informação essencial.
Mergulhe neste universo uma vez por dia e veja os benefícios por si. Rapidamente, irá verificar que há diferenças importantes na sua capacidade de falar inglês.
Tome nota das nossas dicas de canais e vídeos para aprender inglês no YouTube e deixe-se render por esta ferramenta que ganhou o mundo. Preparado?
5 canais e muitos vídeos para aprender inglês
British Council: Learn English Kids
Música e vídeo. Existe forma mais lúdica de aprender? No momento de aprendizagem de um novo idioma, esta receita não falha e, para além de ser eficaz, é muito divertida.
O ritmo e as melodias contribuem para a memorização das novas expressões, dos verbos e de toda a aprendizagem. Entendendo que o método é muito benéfico para crianças que estão a iniciar as aulas, o British Council criou um canal inteiramente dedicado a esta faixa etária – onde aprender é sinónimo de diversão. Cada vídeo do canal é feito no formato dos desenhos animados e apresenta legendas em inglês.
Comprove por si mesmo: as crianças adoram quando os adultos usam o canal de inglês e leem as histórias através dos vídeos. Caracóis Dourados, João e o Pé de Feijão e Capuchinho Vermelho são alguns dos exemplos de contos infantis que vai encontrar no canal do British Council.
Dica: uma mais valia é a série de vídeos que apresenta “a palavra da semana”, onde os miúdos podem ouvir crianças de todo o mundo a pronunciarem uma nova palavra.
Real English
O Real English é um dos mais conceituados e melhores canais para aprender inglês na Internet. Os iniciantes neste tipo de estudo contam com uma enorme e variada coleção de aulas gratuitas. Cada aula inclui dois vídeos, com e sem legendas, e incontáveis exercícios para testar os conhecimentos adquiridos.
Para o aluno perceber exatamente como o inglês é utilizado nos países onde ele acontece, o canal dá prioridade aos assuntos do dia-a-dia, abordando situações reais e quotidianas.
BBC English
O canal BBC English pertence a uma das empresas mais conhecidas de radiodifusão – a British Broadcasting Corporation. Nele é possível encontrar diversas aulas gratuitas, numa grande variedade de formatos, que incluem entrevistas, desenhos animados e vídeos com situações reais do dia-a-dia.
O aluno pode ainda encontrar uma coleção muito interessante e inteiramente dedicada ao vocabulário comummente utilizado nas notícias. Os vídeos são curtos, mas reúnem tudo o que há de mais essencial no ensino do inglês.
Business English Pod
É possível que já saiba usar o inglês para parar na estrada e perguntar pelo melhor caminho, pedir uma refeição ou até mesmo ir à compras sem dificuldades, mas e se tiver de apresentar um projeto ou intervir numa reunião do trabalho? O inglês para os negócios é o foco deste canal do YouTube, que ensina como usar o idioma para fortalecer a carreira.
No Business English Pod pode encontrar aulas completas, apresentadas com bastante clareza, que abordam temas como finanças, economia, direito contratual e gestão de cadeia de abastecimento.
Linguaspectrum Interesting English
Linguaspectrum Interesting English é um dos canais mais diferentes que pode encontrar no YouTube, mesmo quando o assunto é aprender outros idiomas – que não o inglês. A abordagem distingue-se da maior parte dos outros canais da plataforma porque os assuntos que dão forma às aulas são diversificados, curiosos e muito úteis.
O foco deste canal é ensinar conteúdo interessante, mas que seja apresentado através das situações que, de certeza, vive no seu dia-a-dia. Há aulas sobre o inglês para o aeroporto, por exemplo, outras sobre insetos, e mais algumas sobre vegetais, frutas e – até – sobre instrumentos musicais.
Tudo a postos para carregar no play?
Veja também: