Share the post "Vigo: a maior árvore de Natal do mundo e 11 milhões de LEDS"
Vigo é a maior cidade da Galiza e possui uma riqueza ímpar que, todos os anos, leva muitos portugueses a visitar este local de rara beleza. A paisagem extraordinária faz parte do charme único desta cidade, mas não é só.
Para além da beleza natural, há o clima, a luz, a temperatura e a gastronomia local de excelência. Mas não nos esqueçamos, também, que Vigo é um local repleto de cultura, tradições e arte.
Como já vem sendo tradição, o seu mercado de Natal é incontornável, uma vez que é um dos maiores da Europa do género e todos os anos vai surpreendendo os visitantes.
Neste final de ano não pode perder um saltinho até à Galiza.
Vigo: uma cidade cheia de espírito natalício
Muitos portugueses já estão a contar os dias para viver a magia natalícia na localidade espanhola. E é que não faltam, mesmo, bons motivos.
Para as festas que encerram o ano de 2023, Vigo torna o seu Natal ainda mais especial: a cidade vai expor aquela que será “árvore de Natal mais alta do planeta” (com mais de 40 metros) e vamos poder ver 11 milhões de LEDs a iluminar as suas ruas – serão mais luzes do que as podemos ver no icónico Natal de Nova Iorque, que preenche o nosso imaginário através do cinema.
Quando começa o Natal em Vigo? A 24 de novembro, pelas 20h30 de Espanha (19h30 em Portugal). De domingo à quarta-feira, as luzes se apagam pela 00h30, mas permanecem acesas até às 2h nas noites quinta-feira, sexta-feira e sábado.
Nas noites de 23, 24 e 25, 30 e 31 de dezembro, assim como nas noites de 1, 5 e 6 de janeiro, as luzes do Natal em Vigo permanecem a brilhar durante toda a noite.
Um Natal especial
O mercado de Natal de Vigo é um lugar mágico onde as árvores, os bonecos de neve e os livros de contos transformam-se em gigantes iluminados que fazem com que todos abram um sorriso ao vê-los.
Todos os dias, pelas 18h30, um botão secreto acende as luzes e adornos natalícios da cidade, para que todos possam passear e tirar fotografias, rodeados de música e cores.
Por todos os lados há muito para comer, seja para petiscar ou jantar, e não faltam as tradicionais barraquinhas de madeira, onde podemos comprar ou apenas namorar uma grande variedade de artesanatos locais.
As crianças podem brincar no escorrega da Cidade do Natal, montar no Camelo Real ou divertir-se na Roda Gigante. Para além disso, também podem bater à porta do Pai Natal e contar pessoalmente como se comportaram durante todo o ano.
Aqueles que estão um pouco mais cansados ou com pressa podem optar pelo Comboio do Natal que, quando anoitece, percorre a cidade para que os seus passageiros possam desfrutar da iluminação de Natal, de forma rápida e cómoda.
Pista de gelo e… passagem de ano
Para os grupos de amigos que adoram divertir-se nesta época, há tradicionalmente fantásticas pistas de gelo.
E como a festa é para durar até aos alvores de 2024, na passagem de ano em Vigo as pessoas reúnem-se na Plaza de América para comer 12 uvas ao som das badaladas. Os mais gulosos não vão dormir, sem antes do já tradicional pequeno-almoço de chocolate com churros.
Vigo: região com muito para visitar
Mas já que está por Viga, não se esqueça de que esta encantadora cidade marítima da Galiza é um autêntico tesouro. No coração da ria existem praias absolutamente memoráveis. À entrada da ria ficam as deslumbrantes ilhas Cíes.
Um dos destinos mais impressionantes para quem ama desfrutar do melhor que a Natureza tem. A vida noturna é, seguramente, outro dos inúmeros motivos que levam muitos turistas a visitar esta cidade.
Um tesouro bem guardado
As “Ilhas dos Deuses”, como os romanos lhes chamavam, são o maior tesouro da ria de Vigo.
As Ilhas Cíes proporcionam uma experiência absolutamente encantadora de fruição da Natureza. Monte Agudo, Faro e San Martiño são os nomes das três ilhas que compõem o arquipélago das Cíes.
Absolutamente a não perder
Quem gosta de arte não pode perder a oportunidade de ver arte contemporânea no MARCO. No centro da cidade, pode também visitar a Casa das Artes. O talento do escultor Francisco Leiro está bem presente numa das esculturas mais emblemáticas da cidade, o Nadador, que se encontra na margem da ria de Vigo e assume-se como uma bela homenagem do escultor aos nadadores.
O centro histórico de Vigo é, naturalmente, o coração da cidade. Esta zona antiga possui um carisma muito próprio. É, popularmente, conhecido por Casco Vello. As suas vielas e ruas são de uma beleza muito particular, por onde pontificam a Igreja de Santa Maria, a Praça ou a Praça da Pescadería.
Também simplesmente imperdível é atravessar de carro a Ponte de Rande e deixar-se encantar pela deslumbrante paisagem sobre as Ilhas Cíes, a imensidão da ria e a ilha de San Simón.
Esta ponte, que conta com a circulação diária de 50.000 veículos, possui uma beleza sui generis, tendo sido aberta ao tráfego no ano de 1981.
O que fazer
A cidade de Vigo é também ótima para todos aqueles que adoram fazer turismo sem prescindir do seu lado mais desportivo. Além de poder realizar diversos desportos aquáticos nas belas águas das praias da região, nomeadamente surf, kitesurf, windsurf ou outros, há muito mais que pode fazer por aqui.
Existem inúmeros parques florestais onde se poderá entregar à prática de trekking e realizar passeios de bicicleta. Além de se manter ativo, pode ainda contemplar a deslumbrante paisagem sobre a ria. Os montes da cidade proporcionam vistas de suster a respiração…
O que comer
A gastronomia de Vigo é um sucesso, pois congrega a tradição da cozinha galega, com a diversidade e o excecional produto disponível no porto local. Na cidade, poderá mergulhar num mar de sabores ímpares, numa mesa recheada com o melhor que o mar tem à disposição.
Uma das opções obrigatórias é usufruir do melhor marisco da ria, até porque a cidade coloca este belo produto a bons preços. Lagostins, camarões, navalheiras, santolas, peixe, polvo, ostras, mexilhão estão entre os produtos de excelência, presentes em muitos dos restaurantes locais.
Ora, estando em Espanha, há ainda espaço para as tapas. A gastronomia local é tão fabulosa que não faltam festas gastronómicas em Vigo. Nelas poderá encontrar os produtos galegos e pratos típicos como o polvo à feira.
Diversão noturna
Vigo é uma cidade com uma vida noturna bastante atrativa, seduzindo muitos estrangeiros a viver uma experiência memorável. Esta cidade que nunca dorme é a capital do lazer noturno na Galiza. A diversão é garantida, havendo programas para todos os gostos, para todas as idades e para todas as carteiras…
Os segredos da Vigo mais noturna são tantos que exigem tempo para irem sendo desvendados. Esta cidade possui inúmeras discotecas onde pode mostrar os seus dotes de dançarino. Há ainda espaços onde pode usufruir de um bom concerto. Existem também locais onde pode ir com a família e os amigos e, simplesmente, confraternizar de forma descontraída.
Existem ainda locais indie, casas de cocktail elegantes e bares gay-friendly, tornando-se uma cidade que agrada mesmo a toda a gente.