Vila Nova de Milfontes, em pleno concelho de Odemira, é uma das mais reconhecidas paragens para quem gosta da costa alentejana. Por entre as falésias e o mar que s espraia à sua frente, é o poiso ideal para umas férias descansadas.
Milfontes é uma vila de pequenas proporções, localizada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É também apelidada de Princesa do Alentejo, mas o seu ar altivo esconde um número substancial de propostas para relaxar ou aventurar-se numa das zonas naturais mais bonitas do país.
É por isso uma excelente proposta para férias, um fim de semana prolongado ou para uns dias em família ou com amigos.
O monumental litoral alentejano não deixa ninguém indiferente e Vila Nova de Milfontes é o ponto de partida para uma descoberta que pode seguir parque abaixo, até Aljezur.
Vila Nova de Milfontes: o que precisa conhecer
Vila Nova de Milfontes possui uma beleza natural ímpar, com destaque para o rio Mira cujo tom azul se junta ao azul do Oceano Atlântico, contribuindo para uma paisagem de roubar o fôlego.
As praias desertas, com dunas douradas e águas cristalinas, justificam o sucesso desta vila alentejana. Milfontes é uma terra de pescadores e grande parte da atividade económica da vila se processa em torno do mar.
Nas águas fronteiras, abundam peixes como o pargo, a corvina, o sarrajão, o sável ou o linguado, sendo também zona de saborosos mariscos, desde o polvo ao mexilhão, passando pela amêijoa ou os imperdíveis percebes.
Mas esta é também uma região onde é possível encontrar-se as típicas planícies de sobreiros, colorindo autênticos postais do Alentejo. Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes tem no turismo uma das suas grandes fontes de receita, assumindo como um destino preferencial para férias ou mesmo escapadinhas de fim de semana.
O que ver
No que diz respeito ao património presente nesta vila alentejana, existe um monumento aos aviadores, além da fortaleza, que atualmente funciona como uma unidade hoteleira.
A Praia do Almograve, seguramente uma das mais bonitas da Costa Alentejana, coexiste com outras praias que têm conquistado os maiores elogios de inúmeros curiosos, caso da Praia da Franquia, Praia do Farol, Praia do Patacho e Praia do Malhão.
Já o Cabo Sardão oferece uma paisagem absolutamente arrebatadora e é um ótimo espaço para tirar belas fotografias. Existem, no entanto, outros pontos de elevado interesse turístico. Confira os mais emblemáticos.
- Forte de Milfontes;
- Farol de Milfontes;
- Atelier Vincent (onde pode admirar pequenos quadros e azulejos, por exemplo);
- Jardim Público (ideal para quem tem crianças).
Outras atividades
Pode, ainda, explorar outras atividades no local, recorrendo ao serviço de empresas como a Aventura Activa, que coloca ao seu serviço atividades como bicicleta, kayak, entre outras.
Outras propostas incluem surf, paddle, passeios a cavalo pela praia ou tours pela Costa Vicentina.
Onde dormir
Os parques de campismo são uma opção económica e interessante para todos os que gostam do contacto com a Natureza, mesmo pela noite dentro. É uma experiência diferente, mas muito válida.
Entre os parques de campismo disponíveis em Vila Nova de Milfontes, a escolha é vasta.
- Parque de Campismo – Campiférias (Rua do Mercado Novaférias – Gestão Turística);
- Parque de Campismo – Camping Milfontes (Estrada das Pousadas);
- Parque de Campismo – Orbitur Sitava Milfontes (Brejo do Zimbreiro);
- Herdade do Amarelo;
- Orbitur.
Para quem pretende optar por apartamentos turísticos como alojamento, também há bastante oferta.
- Apartamentos Areias de Milfontes (Rua D. João II, L.2);
- Apartamentos Quinta do Moinho de Vento (Quinta do Moinho de Vento);
- Apartamentos Turísticos Atlântico (Eira da Pedra lote 6);
- Apartamentos Turísticos Casa da Eira (Rua Eira da Pedra).
Já os que preferem hotéis, Milfontes dispõe de diferentes unidades.
- Hotel HS Milfontes (Av. Marginal);
- Hotel Mar e Sol (Rua Custódio Brás Pacheco);
- Hotel Casa dos Arcos (Rua do Carris);
- Hotel Eira da Pedra (Rua das Pensões – Eira da Pedra).
Onde comer
Não faltam bons sítios para comer em Vila Nova de Milfontes e nas imediações. A gastronomia alentejana conjuga com o peixe fresco e cria propostas arrebatadoras à mesa.
Não faltam restaurantes para recuperar as suas energias. Os amantes do marisco, por exemplo, podem ir ao encontro da Marisqueira Chave D’ Ouro (Rua Custódio Brás Pacheco) ou Marisqueira O Dunas Mil (Avenida Marginal da Praia).
Entre os restaurantes mais tradicionais estão o restaurante A Petisqueira (Alagoachos N.º 25), o restaurante Flor do Mira (Largo do Rossio N.º 8), O Botequinho do Xico (Rua Custódio Brás Pacheco) ou Portinho do Canal (Estrada do Canal).