Com uma organização cada vez maior e com um evento cada vez mais concorrido, o Vinho Verde Wine Fest de 2017 já deixa saudades e já se contam os dias para a próxima edição.
Vinho Verde Wine Fest: tudo o que perdeu ou quer relembrar
O que é o vinho verde?
Os vinhos verdes com Denominação de Origem Protegida são aromáticos, medianamente alcoólicos e têm muitos adeptos graças à sua leveza e frescura. A região de vinho verde estende-se por todo o noroeste do país – chegando aos 21 000 hectares de vinha. Quais são as características do solo? Tem de ser granítico, com clima ameno, elevada precipitação e uma situação geográfica temperada. Para quê? Para que o vinho absorva essa frescura.
No que às castas diz respeito, é importante saber que as principais brancas são Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Loureiro e Trajadura. No campeonato das tintas encontramos Borraçal, Espadeiro, Padeiro e Vinhão e no caso do Vinho Verde rosado encontramos as castas Espadeiro e Padeiro.
O vinho verde é verde?
Não. Nem é produzido com uvas verdes, na verdade. O nome diz respeito às características da zona de produção, onde não falta vegetação verde. Além disso, o verde remete para a juventude e leveza do vinho.
O Vinho Verde Wine Fest
O Vinho Verde Wine Fest, no Porto, é já um grande evento da cidade e da região. Este ano, a quarta edição do festival, voltou a realizar-se de 20 a 23 de julho na Alfândega do Porto, mesmo em frente ao rio Douro.
Apesar de celebrar o vinho verde, este festival não se fica por aí e tem um programa recheado de opções familiares e até não-alcoólicas. É o caso dos showcookings e das aulas práticas com degustação sob a alçada de vários chefs convidados e até da animação com DJ.
Vamos aos números…
- Existem 19 000 vinicultores a produzir vinho verde
- 600 engarrafadores garantem a qualidade do vinho verde
- Por ano, produz-se cerca de 80 milhões de litros de vinho verde
- A Rota dos Vinhos Verdes estende-se por 49 concelhos e conta com quintas, adegas, restaurantes e hotéis
- O Vinho Verde Wine Fest decorreu durante 4 dias na Alfândega do Porto
- Os 10€ do bilhete diário deram direito a 8 senhas de provas dos expositores, uma senha para um showcooking ou para uma aula prática dada por um dos chefs presentes e 1 senha para uma prova comentada
- Ao todo estiveram presentes 33 expositores de vinho verde
- Marcaram presença 18 enólogos oradores e 32 chefs
- Foram feitos 15 showcookings e 35 workshops sob o olhar atento de chefs de renome
- Estiveram presentes 9 restaurantes e espaços de petiscos
- As 2 salas para provas diárias de Vinho Verde comentadas por enólogos estiveram sempre cheias
- Visitaram o Vinho Verde Wine Fest cerca de 30 mil pessoas
O futuro?
“É nossa ambição fazer o Wine Fest também em Lisboa, que é uma cidade fabulosa e o principal centro de consumo no país. Estamos a pensar nisso para 2018, estamos a estudar o orçamento, os projetos e os espaços possíveis”, adianta Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes.
Veja também: