Os vinhos da região demarcada do Dão continuam a destacar-se do panorama vinícola nacional e registaram o maior aumento nas exportações de vinhos em todo o país no ano passado.
Cresceram 18,2% em faturação no mercado externo, um valor muito superior ao crescimento de 1,52% no conjunto dos vinhos portugueses.
Segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, relativos ao Mercado Externo, entre janeiro e dezembro de 2022 em comparação ao período homólogo em 2021, os vinhos da Região Demarcada do Dão exportaram para 80 países e apresentaram um crescimento global de 1,3% em volume, 18,2% em valor e de 16,6% no preço médio litro.
No último ano, os vinhos do Dão faturaram mais de 24,5 milhões de euros com as vendas para o estrangeiro, tendo como principais mercados destinos o Canadá, Alemanha, Estados Unidos da América, Bélgica e Brasil. Salienta-se também o extraordinário desempenho no Reino Unido e Espanha que sobem 133% e 27% em volume, respetivamente.
Na zona Euro, o Dão sobe 5% em volume e 8,7% no preço médio, quanto aos países terceiros atingem um crescimento de 21% na faturação e de 22% no preço euro por litro, representando 64% das vendas no mercado externo.
Território cheio de potencial
“A excelência e a qualidade dos nossos vinhos continuam a ser altamente reconhecidas tanto a nível nacional como internacional, o que nos deixa, naturalmente, muito orgulhosos. Temos conquistando cada vez mais mercados e especialistas, provando que o Dão é um território cheio de potencial, competitivo e diferenciador”, refere o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR), Arlindo Cunha.
“Estes números de faturação no mercado externo são mais um passo significativo do nosso crescimento como região vinícola de referência, algo que no futuro queremos manter, consolidar e solidificar”, concluiu.
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão.