Quando visitar Sardenha irá deparar-se com uma região de vários contrastes: litoral e interior, que sabem conviver em harmonia e em complementação. A Sardenha foi polida como uma pedrinha pelas ondas da história e herança cultural. A ilha está repleta de 7000 fortalezas, torres e assentamentos da Idade do Bronze.
É uma região com algumas das praias mais fantásticas que pode encontrar sem sair da costa europeia, com areia realmente branca e o mar do azul mais azul que pode imaginar.
Não é de estranhar que este local seja um dos preferidos para famosos internacionais se refugiarem nos dias quentes de verão. Quer escolha a costa ou o campo, a Sardenha é uma das últimas grandes aventuras da Europa.
Se o interior é exuberante e silencioso, com locais incríveis, o fascínio do mar é irresistível para os praticantes de windsurf, na costa norte.
Visitar Sardenha: paragens obrigatórias
Não é fácil eleger os pontos de interesse mais apetecíveis da Sardenha, mas aqui fica a nossa seleção, caso já esteja a planear as suas próximas férias.
Alghero
Esta é uma das mais belas cidades medievais da Sardenha. Embora esteja em grande parte entregue ao turismo (a sua população quase quadruplica em julho e agosto), a cidade mantém um espírito orgulhoso e independente.
Possui um animado centro histórico, que é um ótimo lugar para passear, com excelentes restaurantes e bares. É uma base ideal para explorar as praias e os pontos de beleza da vizinha Riviera del Corallo.
Bosa
Bosa é outra cidade a colocar na lista dos locais a visitar na Sardenha. Quando vista à distância, a paisagem urbana de arco-íris lembra uma pintura vibrante, cheia de cor e que despoleta todo o tipo de sensações positivas. É o local de casas em tom pastel empilhadas por uma encosta íngreme, que se vão afunilando até chegar a um castelo cinzento e austero.
Junto ao mar, é muito frequente ver barcos de pesca atracados, que vão balançado num rio vítreo, elegantemente cercado por palmeiras.
Costa Esmeralda
Em 1962, o milionário extravagante Karim Aga Khan estabeleceu um consórcio para comprar uma faixa de litoral preservado no nordeste da Sardenha, tendo, para isso, angariado vários investidores que pagaram, cada, cerca de 25 mil dólares por um pequeno pedaço do paraíso.
Deram-lhe o nome de Costa Esmeralda pelas águas verde-azuladas brilhantes e está localizada no nordeste da Sardenha, entre a vila de Porto Rotondo e Baja Sardinia. No total são 56 quilómetros de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas.
Gola Su Gorropu
O desfiladeiro mais espetacular da Sardenha é ladeado por paredes de calcário de até 500 metros de altura. Aqui existe uma das plantas endémicas e em vias de extinção no mundo a “aquilegia nuragica”, que dá origem a uma flor roxa cuja textura se assemelha a seda.
Do leito do Rio Flumineddu, que rodeia a região, pode passear pela ravina coberta de pedras, sem equipamento de escalada, bastando para tal, seguir os marcadores.
Parco Nazionale del Golfo de Orosei e del Gennargentu
O Parco Nazionale del Golfo de Orosei e del Gennargentu é o maior parque nacional da Sardenha e encontra-se no acidentado planalto do Supramonte e nas espetaculares costas do Golfo di Orosei.
O parque ocupa cerca de 74 mil hectares, foi estabelecido em 1998 e engloba algumas das características naturais mais notáveis da Sardenha, incluindo o desfiladeiro de Gola Su Gorropu, as praias de Cala Goloritzè e Cala Mariolu e o pico mais alto da ilha, Punta La Marmora, com 1834 metros de altura.
Grotta di Nettuno
A principal atração de Capo Caccia é a Grotta di Nettuno, que parece uma terra de conto de fadas de estalactites e estalagmites.
A maneira mais fácil de chegar às cavernas incríveis é apanhar uma balsa em Alghero. Todavia, para os mais experientes em aventuras outdoor, poderá sempre percorrer a Escala del Cabirol, com 654 degraus vertiginosos.
Gastronomia na Sardenha
A ilha da Sardenha também é detentora de uma culinária única ou não estivéssemos em território italiano.
Irá sentir-se muito aconchegado com receitas distintas de massas, pães e queijos, incluindo o “Casu Marzu”, escondido em celeiros no interior montanhoso.
Quando lá estiver, experimente as “Seadas” (na imagem), uma sobremesa típica da Sardenha, composta por um bolo de sêmola frito e recheado com queijo pecorino azedado e casca de limão em azeite ou banha, coberto com mel, açúcar e, às vezes, sal.
A Sardenha é igualmente muito rica em frutas e os pêssegos são realmente especiais. Prove alguns! Tudo isto regado com os vinhos produzidos nesta região rica e frutífera, dos brancos aos tintos – para todos os gostos.
Sardenha: onde ficar hospedado
Não faltam locais para todas as bolsas onde ficar hospedado enquanto se perder a visitar Sardenha. Deixamos algumas sugestões que potenciam a sensação de férias ao máximo e que lhe oferecem mais do que uma estadia, antes de uma experiência inesquecível.
Colonna Park Hotel
O Colonna Park Hotel está localizado no alto de um rochedo, entre as praias de João Fernandes e João Fernandinho, facto que lhe confere uma vista deslumbrante e encantadora.
Este hotel, além do acesso direto a ambas as praias, oferece acomodações confortáveis, equipadas com ar condicionado, televisão por cabo, frigobar e cofre, um pequeno-almoço delicioso, piscina ao ar livre com acesso direto à praia, wi-fi gratuito, sauna e banho turco.
No Restaurante Smeraldo irá encontrar um menu completo com pratos internacionais, pratos típicos italianos e opções à base de marisco, muito típico na região.
Corte Rosada By The Sea Hotel & SPA
Este é um dos hotéis mais românticos da Sardenha, que liga diretamente ao mar em Alghero. Por isso, se precisa de umas férias relaxantes, um merecido descanso da rotina diária e da confusão habitual, num ambiente sem animações barulhentas, o Corte Rosada By The Sea Resort & SPA é o lugar ideal para desligar e descubri o verdadeiro relaxamento e bem-estar.
A área de bem-estar do hotel abriga um restaurante com terraço panorâmico com vista para uma paisagem de beleza incomparável: a Baía de Porto Conte, em Alghero.
El Faro Hotel & Spa
No mar cristalino que rodeia Capo Caccia, localiza-se esta espécie de oásis paradisíaco da Sardenha, com vistas de tirar o fôlego e serviços exclusivos de hospitalidade.
O hotel foi concebido tendo por base a ideia de um navio afundado no fundo do mar, o que lhe confere um ambiente especial, ligado à beleza comovente do local.
O hotel também dispõe de piscinas de água do mar, um terraço de 700 metros quadrados, com vistas espetaculares sobre o mar, um restaurante panorâmico, churrascaria na área da piscina e sala de fitness.
Como pode ver, visitar a Sardenha permite-lhe testemunhar o brilho da Costa Esmeralda, uma encosta cravada com hotéis de elite, praias de cinco estrelas e lojas de marcas internacionais, onde não faltam quilómetros de água límpida, azul e transparente.