Os nutrientes e as vitaminas são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e a principal forma de os obtermos é através da alimentação que deve ser sempre rica e variada. No caso da vitamina B12, é importante ressalvar que o nosso corpo é incapaz de produzir esta vitamina, assim como de a armazenar por muito tempo, o que significa que precisamos de ingerir diariamente alimentos ricos nela.
Compreenda como pode evitar o défice em vitamina B12, através de uma alimentação adequada, e quais os sintomas a que deve estar atento, por poderem ser um indício de carência em vitamina B12.
Carência em vitamina B12: causas, sintomas e consequências
A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, responsável pela síntese dos elementos do sangue, pela manutenção do sistema nervoso e cerebral, pela produção de células do sangue, como os glóbulos vermelhos, pelo normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico e pela normal densidade óssea.
A sua carência pode originar sintomas e alguns problemas de saúde. Por isso, é importante saber como obter a vitamina B12, nomeadamente através da identificação dos alimentos mais ricos nela.
A vitamina B12 está presente em diversos alimentos que devem fazer parte de um regime variado e saudável. E a lista permite muitas opções.
- carne
- fígado
- peixe
- marisco
- ovos
- leite e os seus derivados
- cereais
- bebidas vegetais
- pão
- levedura nutricional
Por outro lado, ela não está presente em alimentos de origem vegetal, como os leites de soja ou os legumes orgânicos.
Contudo, a toma de de suplementos com vitamina B12 deve ser sempre uma decisão médica e só se justifica em grupos de risco e em pessoas que não possam ter uma dieta variada. Em indivíduos com demência ou paraplegias, a carência em vitamina B12 pode ter consequências mais graves.
Causas e fatores de risco
A carência em vitamina B12 pode estar associada a uma dieta demasiado restritiva, mas não só. Eis algumas condições que favorecem o desenvolvimento deste défice:
- dieta vegetariana muito rígida e sem toma de suplementação;
- alcoolismo crónico;
- problemas gástricos, como anemia perniciosa, gastrite crónica ou gastrectomia/cirurgia gástrica;
- doenças do intestino delgado, como a doença de Crohn ou celíaca;
- antiácidos e fármacos, como a metformina;
- crianças e idosos;
- diabéticos;
- mulheres a amamentar.
Sintomas
A carência em vitamina B12 pode manifestar-se através de alguns sinais, os quais vão variar em função da situação clínica da pessoa e da gravidade e duração do défice vitamínico. Porém, podem ser considerados sinais de alerta os seguintes sintomas:
- cansaço e fadiga/astenia;
- falta de forças/adinamia;
- falta de ar/dispneia;
- angina de peito;
- défices cognitivos (problemas de atenção, de concentração e de memória);
- formigueiro, perturbações da marcha ou fraqueza muscular nos membros;
- palidez;
- ritmo cardíaco acelerado;
- dor na face, geralmente relacionada com problemas na boca, como inchaço e vermelhidão na língua, por exemplo;
- problemas digestivos, como diarreia, obstipação e flatulência;
- perda de apetite e de peso.
Assim, em caso de suspeita de carência em vitamina B12, deve consultar o seu médico, fazer análises ao sangue e, se o défice se confirmar, seguir as indicações clínicas que podem passar por alterações na dieta ou pela suplementação.