Share the post "O volante vibra? O que está a provocar isso e como resolver"
Se há dor de cabeça para um mecânico é descobrir a razão pela qual o volante vibra. Pode parecer que não, mas o volante está conectado com diversas outras áreas mecânicas do automóvel.
Além do óbvio, como o sistema de direção, o volante é afetado pelos pneus, pelas rodas e pelos travões. Até o próprio motor, mal apoiado pela estrutura de suporte, pode ser a causa de um volante que vibra. Se não for isso, até o sistema de ignição pode estar em causa.
Mesmo que localize de onde vem o problema, há ainda a descobrir o que está a causar o mesmo o que, dependendo de peça para peça, pode ter mais do que uma explicação.
Se sente que o volante vibra e quer descobrir o que está a causar essa situação, tentando evitar ao máximo levá-lo ao mecânico ou somente, mesmo que não consiga resolver, impedir pagar horas de trabalho pela demora do especialista em descobrir a causa, leia este artigo.
O volante vibra: razões e soluções
As três principais causas
Sistema de direção assistida defeituoso
Principalmente se for um sistema de direção assistida hidráulico, a causa do volante vibrar muito provavelmente virá dessa componente. Se isso acontece quando vira o volante, então deixa de ser uma probabilidade, passando a ser uma quase certeza.
Se for este o caso, verifique o nível de fluído do reservatório da direção assistida. Se estiver normal, então o problema deverá estar a ser provocado pela bomba ou pela servodireção. Nestas duas últimas situações não há alternativa a não ser procurar um especialista.
Discos de travão
Quando o volante vibra, a segunda principal causa costuma ser os discos de travão. Se sente uma vibração anormal quando aciona o pedal do travão, então o problema reside nos discos de travão que danificados pressionam mal o rotor, causando a vibração.
Também aqui pode haver mais do que uma explicação. Comece por verificar os discos à procura de ferrugem, ou sujidade acima do normal que possa dificultar a ação dos mesmos. Se encontrar, é simples, terá de limpar. Aproveite para ver ser há alguma deformação e se existir troque-os.
Outra possibilidade é os discos de travão terem sido mal montados, sendo necessário apertar novamente as porcas para os prender corretamente. Ainda assim, se nada disso resolver, o veículo deverá ter problemas estruturais ao nível da geometria do próprio automóvel e poderá ser necessário alinhá-los.
Pequenos toques ou impactos podem ter repercussões ao nível da geometria do veículo e, às vezes, só se notam ao fim de meia dezena de milhares de quilómetros ou mais.
Pneus
De forma simplificada, o volante direciona as rodas e, portanto, se estas estão com problemas, consequentemente o volante vai ter tendência para vibrar. Na área das rodas, são os pneus que costumam ser a causa da maioria das complicações.
Se já experimentou as duas opções anteriores, garanta que a pressão dos pneus está correta. Não se esqueça de ver qual a medida correta no manual do veículo. Se a pressão estiver certa, então verifique se há alguma deformação, ou nota a presença de fissura dos pneus e até se os mesmos estão gastos.
Outras causas possíveis
Rodas, jantes e eixos
Apesar de na área das rodas, a causa mais comum residir nos pneus, também as rodas, as jantes ou os eixos poderão provocar o vibrar do volante. Tal como no segundo item deste lista, toques, impactos e acidentes podem provocar deformações nestas componentes.
Se o vibrar aumenta consoante carrega no acelerador, então verifique se as rodas, ou as jantes apresentam deformações ou sujidade acima do normal e/ou ferrugem. Se for a primeira opção tem de trocar a peça. Se for a segunda ou terceira, “basta” limpar.
Também deve verificar as juntas homocinéticas e os protetores dos eixos. É que os protetores, quando rasgados, permitem a entrada de sujidade e pó, danificando as juntas e provocando as vibrações.
Motor
O motor costuma ter como suporte peças de metal e borracha. O objetivo é manter o motor no lugar no caso das partes de metal, enquanto que as borrachas diminuem possíveis oscilações. Porém, dependendo da qualidade estas podem desgastar-se facilmente ou vir com algum problema de fabrico.
Também no motor, mas de forma menos comum, pode estar a entrar gasolina ou a ar a menos e a causa estar em algo tão simples como o facto de os cabos estarem mal ligados. Se conseguir, verifique-os. Se não, recorra a um mecânico.
Velas de ignição
Ainda associado ao motor, se o volante vibra principalmente quando liga o carro, então poderão ser as velas de ignição a estar em causa. Por sua vez, estas são afetadas por diversas coisas, inclusive a qualidade do combustível, mas também pelo desgaste da própria peça ou a obstrução dos filtros. Recomenda-se, nestas situações, consultar um especialista.
Suspensão
Finalmente, se nada mais for a razão, poderá ser o sistema de suspensão que está danificado. Quanto a esta última possível causa, o coxim pode rachar ou estragar, o que naturalmente reduzirá a eficiência da suspensão, aumentando as vibrações do veículo. Também a própria suspensão ou as molas podem se desgastar com o tempo e até quebrar, resultando novamente em maiores vibrações.
Quando isso acontecer, não há alternativa a não ser substituir as peças, mas pode evitar que tal suceda, se fizer a manutenção regularmente.
Agora que já sabe a razão pela qual o volante vibra, depende de si poupar ou não uns euros na carteira.