Share the post "T-Roc: Portugal produz último carro a combustão da Volkswagen"
O Volkswagen T-Roc, modelo que entrará na segunda geração em 2026, será o último automóvel com motor a combustão (ICE) que a marca alemã comercializará na Europa, antes de se empenhar com a oferta de modelos exclusivamente elétricos em 2033.
O anúncio foi feito por Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, numa entrevista à publicação Automobilewoche, onde revelou como a marca alemã vê a coabitação, no futuro, de automóveis com motores elétricos e de combustão interna.
O responsável da VW deu ainda a conhecer os modelos, com motor a combustão, que até 2025 se juntarão ao T-Roc e que apenas serão comercializados até ao final da década.
No planeamento da VW está a próxima geração do VW Passat, que deixará de contar com a versão berlina, estando só disponível como carrinha, o Tiguan e, no mercado chinês, o crossover Tayron (já em 2024).
VW Golf sem sucessor
Um dos modelos mais icónicos da VW, o Golf, terá também um trajeto comercial semelhante. Já em 2024, a oitava geração, será alvo de um facelift, com o objetivo de manter o Golf atrativo até ao final da década.
Não é expectável a entrada em cena de uma nona geração deste modelo. Mesmo uma versão elétrica só deverá acontecer a partir de 2028, quando começar a ser usada a plataforma designada SSP, como explicou o responsável da VW.
Toda a planificação futura da marca alemã foi profundamente influenciada pela norma de emissões Euro 7, que vai fazer com que outro modelo chegue ao fim da carreira comercial na atual geração, o Polo.
A sucessão natural do Polo será o futuro ID.2all, modelo elétrico, com lançamento agendado para 2025, cujas dimensões e preço alinharão pelo do atual citadino.
T-Roc é produzido na Autoeuropa
O Volkswagen T-Roc é produzido na fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, desde 2017. Esta unidade de produção da marca alemã é uma das fábricas mais modernas e está dedicada, entre outros modelos, à produção do T-Roc, modelo SUV compacto e um dos mais vendidos no seio da Volkswagen. Em 2020 foram produzidos mais de 200.000 unidades do T-Roc.
Atualmente a produção do T-Roc, na fábrica de Palmela, ultrapassou a unidade um milhão, em janeiro deste ano. Tratou-se de um T-Roc R 2.0 TSI GPF 4MOTION bicolor com as cores Pure White e Titanium Black que teve como destino final a Austrália. Além do T-Roc, a fábrica Volkswagen Autoeuropa, também produz os modelos Sharan e SEAT Alhambra.
A unidade fabril opera “nos quatro níveis do processo de produção (prensas, carroçarias, pintura e montagem) e da sua linha de montagem saem diariamente 890 carros com destino aos mercados europeu e asiático”, lê-se no sítio da empresa.
VW T-Roc design apelativo e desportivo
O SUV compacto T-Roc é um modelo dirigido às famílias, desde logo por possuir habitáculo desafogado para o seu tamanho – 4,25 metros de comprimento e 1,82 metros de largura –, e bagageira a anunciar 445 litros de capacidade.
Automóvel confortável, está equipado com as mais recentes tecnologias de segurança e apoio à condução, e disponível com diferentes motorizações e níveis de equipamento:
T-ROC
- Potência: 110 cv;
- Combustível: gasolina (caixa manual de 6 velocidades);
- Equipamento em destaque: Digital Cockpit; Faróis Dianteiros em LED; Park Assist; Ar Condicionado Climatic; Jantes em aço de 16”; Volante Multifunções:
- Preço a partir de: 27.334,00€.
T-ROC Life
- Potência: 110 – 150 cv;
- Combustível: gasolina/gasóleo (caixa manual de 6 velocidades / DSG 7 velocidades);
- Equipamento em destaque: Digital Cockpit; Faróis Dianteiros em LED; Park Assist; Ar Condicionado Climatronic Touch; Rádio Ready 2 Discover; Wireless App-Connect; Espelhos Rebatíveis eletricamente; Jantes em liga leve de 16”;
- Preço a partir de: 29.267,00€.
T-ROC@PT
- Potência: 110 – 150 cv;
- Combustível: gasolina (caixa de 6 velocidades / DSG 7 velocidades);
- Equipamento em destaque: Digital Cockpit; Faróis Dianteiros em LED; Park Assist; Ar Condicionado Climatronic Touch; Rádio Ready 2 Discover; Wireless App-Connect; Espelhos Rebatíveis eletricamente; Jantes em liga leve de 17” ‘Johannsburg’; Vidros traseiros escurecidos;
- Preço a partir de: 30.271,00€.
T-ROC Style
- Potência: 110 – 150 cv;
- Combustível: gasolina (caixa de 6 velocidades / DSG 7 velocidades);
- Equipamento em destaque: Digital Cockpit; Faróis Dianteiros em LED Performance; Park Assist; Ar Condicionado Climatronic Touch; Rádio Ready 2 Discover; Wireless App-Connect; Espelhos Rebatíveis eletricamente; Jantes em liga leve de 17” ‘Johannsburg’, superfície em preto; Câmara Traseira; Barras de tejadilho cromadas;
- Preço a partir de: 31.502,00€.
T-ROC R-Line
- Potência: 150 cv;
- Combustível: gasolina (caixa DSG 7 velocidades);
- Equipamento em destaque: Digital Cockpit Pro; Faróis Dianteiros em LED Performance; Park Assist; Ar Condicionado Climatronic Touch; Rádio Ready 2 Discover; Wireless App-Connect; Espelhos Rebatíveis eletricamente; Jantes em liga leve de 17” ‘Valência’; Câmara Traseira; Barras de tejadilho cromadas; R-Line exterior e interior; Forro do tejadilho em preto;
- Preço a partir de: 38.329,00€.
T-ROC R
- Potência: 300 cv;
- Combustível: gasolina (caixa DSG 7 velocidades);
- Equipamento em destaque: Digital Cockpit Pro; Faróis Dianteiros em LED Performance; Park Assist; Ar Condicionado Climatronic Touch; Rádio Ready 2 Discover; Wireless App-Connect; Espelhos Rebatíveis eletricamente; Jantes em liga leve de 18” ‘Jerez’; Câmara Traseira; Barras de tejadilho cromadas; Forro do tejadilho em preto;
- Preço a partir de: 58.769,00€.
O habitáculo deste SUV apresenta-se confortável, bem organizado e espaçoso. A qualidade dos materiais é superior. Isto é, leva os sentidos do utilizador para modelos de gama superior. A este argumento, acrescenta uma construção sem falhas.
O modelo, equipado com tecnologia multimédia de última geração, que utiliza sistema operativo MIB3 (está em permanência ligado à Internet), permite consulta de alguns dados da viatura e também a realização de ações remotas. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O T-Roc fez a estreia mundial, em Itália em 23 de agosto de 2017, sendo apresentado como quarto SUV da VW. Posiciona-se abaixo do VW Tiguan, outro SUV da marca alemã.