A venda do novo Volkswagen Touareg arrancou e as estradas agitaram-se. Com novidades como uma nova gama de motores, uma gama mais alargada de tecnologia, um design evoluído, por dentro e por fora, e novos faróis Matrix LED HD IQ.Light, utilizados pela primeira vez num modelo Touareg, a Volkswagen mostra aos rivais que não está para brincadeiras.
Afinal, e cinco anos após o lançamento da presente geração do Volkswagen Touareg, o gigante alemão apresenta uma atualização de um veículo, do qual foram vendidas nada menos que 1,13 milhões de unidades em todo o mundo até à data.
Mas como parar é morrer, o Touareg recebeu uma atualização que veio cheia de energia. É a evolução da terceira geração deste topo de gama marca alemã.
O seu estilo exterior foi alterado, os materiais interiores são novos e os motores atualizados. Tudo para tornar este ícone do segmento SUV ainda mais luxuoso e exclusivo. Mas, o que mudou?
Volkswagen Touareg: linhas inconfundíveis
O novo Volkswagen Touareg, no geral, recebeu apenas uma pequena atualização exterior para 2023, embora mantenha o carro com um aspeto renovado, com linhas aerodinâmicas para um melhor conforto em velocidade. Ainda assim, há detalhes que não escapam.
Há uma nova grelha na frente com elegantes faróis LED perfeitamente integrados. São os IQ.LIGHT HD. Faróis de última geração, matriciais e compostos por 38.000 LEDs interativos. Segundo a marca, este sistema proporciona a máxima iluminação sem encandear os outros utentes da estrada.
As laterais ganham, na versão R-Line, um kit de carroçaria desportivo com saias laterais maiores, o que pode ser excelente para quem gosta de um carro vistoso e diferenciado.
Na traseira é onde a marca deu um novo design, principalmente nas luzes traseiras com uma faixa de LED na tampa da bagageira. E novamente na versão R-Line, um novo sistema de luzes.
Interior: luxo e tecnologia
O habitáculo do novo Volkswagen Touareg apresenta um espaço generoso para os seus passageiros e acabamentos luxuosos.
Continua a existir uma saída de ar a toda a largura do painel de instrumentos, sendo que a Volkswagen tornou os apoios de braços e a consola central mais macios para maior conforto aos condutores. Tudo isto combinado com tecnologia de ponta.
O novo Touareg 2023 vem equipado de série com o Innovision Cockpit, o cockpit digital ligado ao sistema de infoentretenimento Discover Pro Max. A marca também atualizou o mapeamento de navegação para alta resolução. Além disso, o ecrã digital do condutor e o ecrã tátil de 15,0 polegadas são agora de série.
Também dispõe de comandos de voz melhorados, bem como de Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Motorizações e Consumo: escolhas para todos gostos
Independentemente do combustível escolhido, o Volkswagen Touareg tem um motor V6 turbo, uma caixa automática de oito velocidades e tração às quatro rodas.
Os diesel são apenas a combustão, os de gasolina estão associados a um motor elétrico, pelo que o sistema de propulsão é um híbrido plug-in, com uma autonomia elétrica de 47 km.
O sistema híbrido é composto por um motor elétrico de 136 cv e 360 Nm alimentado por baterias com 17,9 kWh de capacidade bruta. Estas podem ser carregadas a partir de uma tomada doméstica (a 2,3 kW) em cerca de 8,5 horas.
Quanto aos consumos, existem dois valores referência:
- Diesel: o consumo médio do TDI menos potente é de 8,0 l/100 km.
- Híbrido Plug-In: O híbrido está classificado em quase 3,0 l/100 km. Este valor só se aplicam quando a bateria está carregada, uma vez que o ciclo de homologação WLTP favorece a condução puramente elétrica. Em utilização normal, se a bateria estiver descarregada, o consumo de combustível é sempre superior 9,0 l/100 km.
E o preço do novo Volkswagen Touareg?
O Touareg 2023 está disponível a partir de 112.163,00 € (versão Elegance Plus) e 116.027,00 € (versão R-Line). Sendo que são valores meramente indicativos, uma vez que são também configuráveis no momento da compra.
Em suma, o novo Volkswagen Touareg, sem dúvida, que traz uma nova vida à marca. Traz mais capacidade de competição no segmento e eleva a sua fasquia em estrada.
Espreite o modelo no site oficial da marca para finalizar. No final, se achar que é o carro certo, esperamos que esta mini-análise o tenha ajudado!