Ekonomista
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03 Mar, 2022 - 12:26

Volvo testa projeto pioneiro de carregamento elétrico wireless

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A Volvo vai fazer parte de um projeto que visa desenvolver o carregamento elétrico wireless de automóveis. Nova revolução à vista.

Carregamento elétrico wireless

A Volvo Cars vai integrar um projeto piloto para teste de uma nova tecnologia de carregamento elétrico wireless. Esta tecnologia sem fios será testada em ambiente real, em Gotemburgo, na Suécia, em conjunto com outros parceiros que irão avaliar o seu potencial em automóveis elétricos.

Ao longo de três anos, a Cabonline, o maior operador táxi da Escandinávia, irá utilizar uma pequena frota de modelos XC40 Recharge 100% elétricos onde será testada esta tecnologia. Os testes de carregamento wireless são um dos muitos projetos sobre a alçada da Gothenburg Green City Zone, uma iniciativa estratégica na qual são usadas áreas metropolitanas como zonas de testes reais para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Carregamento elétrico wireless: uma revolução?

As estações de carregamento utilizadas durante os testes são da Momentum Dynamics, uma empresa líder no fornecimento de sistemas de carregamento elétrico wireless. O carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona na zona de carregamento delimitada, permitindo que os motoristas carreguem convenientemente sem sair do automóvel.

A estação de carregamento envia a energia através da zona de carregamento, que será recebida no automóvel através de uma unidade recetora. Para ser mais fácil alinhar a viatura com a zona de carregamento delimitada, serão utilizadas câmaras de 360º graus.

Para o XC40 Recharge 100% elétrico, a potência de carregamento será assim de mais de 40 kW, fazendo com que a velocidade de carregamento destas estações seja cerca de 4 vezes mais rápida que os carregadores domésticos AC de 11 kW e quase
tão rápida como os carregadores de DC de 50 kW.

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Teste de durabilidade para a Volvo

No total, os automóveis da Volvo serão utilizados mais de 12 horas/dia e conduzidos cerca de 100.000 km/ ano, o que torna também este o primeiro teste de durabilidade de viaturas totalmente elétricas da marca num cenário de uso comercial.

Outros parceiros envolvidos neste projecto são os concessionários da Volvo Cars, Volvo Bil e Volvo Car Sörred, a empresa sueca de energia Vattenfall, a rede de carregamento InCharge, a empresa de energia da cidade Göteborg Energi, e a Business Region Gothenburg, uma agência para o desenvolvimento da
economia municipal detida pela cidade de Gotemburgo.

Recorde-se que, o ano passado, a Volvo Cars aderiu ao projeto Gothenburg Green City Zone, uma iniciativa que pretende atingir o transporte livre de emissões até 2030. Utilizar o ambiente citadino em condições reais permitirá acelerar o desenvolvimento de tecnologias e serviços nas áreas da eletrificação, da mobilidade partilhada, da condução autónoma, da conectividade e da segurança.

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