Ao longo dos últimos dez anos, a Volvo reinventou completamente a sua marca. A aposta nos veículos elétricos têm vindo a ser intensificada, com modelos cada vez mais avançados tecnologicamente. O novo Volvo EX90, um SUV, é mais uma demonstração de força da marca sueca
Construído com elevadas percentagens de materiais reciclados, incluindo aço, alumínio e plástico, o Volvo EX90 é apresentado ao mundo com um bimotor, versão de lançamento com tração integral que fornece 517 cv e 910 nm de torque máximo.
Números que, em papel, colocam o Volvo EX90 no topo da cadeia alimentar dos SUV elétricos. Com uma capacidade recorde de bateria de 111 kWh, carregamento super-rápido (o carro pode suportar até 250 kW de potência) de apenas 30 minutos para passar de 10% a 80% da capacidade, e um alcance de 600 km.
O fabricante sueco chama-lhe “o Volvo mais avançado alguma vez criado”.
Volvo EX90: elegante e amigo do ambiente
O EX90 adota uma abordagem típica à conceção de um SUV. Contudo, eleva o conceito de elegância.
Arredondado nos cantos, completamente “clean” e com arestas afinadas, não há o menor vestígio de uma grelha, os puxadores das portas estão nivelados com a carroçaria, e as rodas têm inserções lisas entre os raios das jantes.
Tudo isto é feito para ajudar a reduzir a aerodinâmica em condução. Um fator importante para um veículo elétrico porque ajuda a aumentar o seu alcance e melhora a própria condução.
Por outro lado, segundo a marca, o Volvo EX90 apresenta aproximadamente 15% de plástico reciclado, 15% de aço reciclado, e 25% de alumínio reciclado. Isto faz do próprio o veículo Volvo com a maior percentagem de conteúdo reciclado até à data. Algo que ajuda então o ambiente, minimizando ainda mais o impacto de carbono do SUV elétrico.
Carregamento ainda mais inteligente
É o primeiro veículo da marca com carregamento bidirecional. Isto significa que quando ligado a um carregador doméstico e sistema de gestão de energia doméstico fornecidos pela Volvo, também pode ajudar a alimentar a sua casa.
Em termos práticos, tendo energia pode, por exemplo, utilizá-lo para fazer funcionar uma máquina de lavar roupa.
No fundo, é criar uma espécie de central elétrica virtual e aproveitar as funcionalidades da bateria e do seu sistema de energia.
Condução diferenciada e familiar
O Volvo EX90 é a visão de um grande SUV familiar na era elétrica. Com 7 lugares, distingue-se em termos de segurança, conforto e tecnologia, na hora da condução em estrada.
Fiel à tradição da marca sueca, a condução é então um dos pontos fortes do EX90.
Ao nível da tecnologia e segurança, chega “armado” com dois sistemas únicos: Sistema lidar e o Pilot Assist.
O primeiro é um escudo invisível fornecido por sensores, câmaras e radares que monitorizam o ambiente e atuam se necessário.
Já o sistema o Pilot Assist, dentro ou fora do carro, tem funções de condução semiautónomas (a ideia da marca é ter também um modo para uma condução autónoma) que intervêm se detetarem, por exemplo, que o condutor está a adormecer, ou podem ajudar com uma manobra perigosa de mudança de faixa de rodagem. Consegue ainda levar o condutor a uma paragem segura e alertar os serviços de emergência.
Por outro lado, seja o condutor ou os restantes passageiros, encontra-se um interior com design escandinavo, que aposta em linhas muito simples, minimalistas e elegantes.
Um interior pensado para uma condução ergonómica, confortável e com uma visão clara sobre a estrada. Um interior espaçoso, confortável e “cozy”, para uma viagem em família, onde as malas de viagem não são um problema.
Volvo EX90: o SUV mais tecnológico da marca
Além da tecnologia ao serviço da condução, no que toca a gadgets, o Volvo EX90 também não fica atrás.
Um sistema multimédia que integra serviços Google, conectividade 5G e um ecrã central de 14,5 polegadas, serve uma consola central com instrumentação digital que promete proporcionar uma experiência de utilizador simplificada e personalizável.
Para não mencionar o facto de poder aprender à medida que armazena dados e à medida que os quilómetros passam, independentemente das atualizações que recebe.
Caso para dizer, além de semi autónomo, consegue ainda ter uma vertente de inteligência artificial bem presente, de forma a alimentar o seu próprio sistema.
Para terminar, falar do seu preço. Em Portugal, está disponível a partir de 108.000 €. Um valor elevado, mas que justifica todos os pontos referidos.
Com efeito, o futuro é elétrico. O futuro é tecnológico. O futuro é a casa e o habitat do Volvo EX90.