A ascensão dos automóveis eléctricos é absolutamente imparável. Todas as marcas direcionam os seus investimentos tecnológicos e de produção neste mercado, criando viaturas cada vez mais autónomas e uma crescente sustentabilidade ambiental. É o que acontece com o Volvo XC40 Recharge que experimentamos e que confirmou estarmos perante uma das mais estimulantes propostas deste segmento de mercado.
A versão testada conta com uma potência de 408cv, o que lhe dá um poder de aceleração absolutamente impressionante.
Os dados da Volvo asseguram que a viatura acelera dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 4,9 segundos e a verdade é que o XC40 Recharge mostra bem do que é capaz quando se começa a tirar partido de toda a potência disponível.
Não ficamos colados aos bancos, porque não é recomendável exceder os limites de velocidade, mas nota-se na condução que aqueles mais de 400 cavalos fazem toda a diferença.
Volvo XC40 Recharge: grande autonomia
Um dos aspetos que ainda coloca reticências às pessoas que estarão a pensar mudar para um automóvel elétrico é a autonomia das baterias. Ora bem, o Volvo XC40 Recharge anuncia uma autonomia à volta dos 400 quilómetros, o que foi possível confirmar durante o teste que efetuámos.
Após a carga completa, fizemos qualquer coisa como 300 quilómetros, sendo que parte desta distância foi percorrida em autoestrada, a maior velocidade e, obviamente, com maior consumo de bateria.
Note-se ainda, que as duas baterias deste Volvo (uma para cada eixo) podem, em condições ideais, receber 80% da carga total em apenas 40 minutos.
O design exterior do Volvo XC40 Recharge demonstra a elegância que faz dele um dos mais notados SUV nas estradas nacionais, quanto mais não seja pela cor verde “Sage”, que a marca destinou em exclusivo aos seus modelos elétricos.
A ausência da grelha dianteira é talvez o único aspeto que denuncia o facto de não estarmos perante um automóvel convencional. Isso e o silêncio com que se movimenta, mas a essa característica já vamos.
Os interiores, se bem que demonstrem algumas das linhas austeras próprias dos carros escandinavos, asseguram o conforto necessário para uma viagem, e uma condução, deveras confortável, sendo que no XC40, o interface foi totalmente renovado nos modelos elétricos.
Uma bagageira com capacidade para 414 litros completa o espaço disponível, a que se pode ainda acrescentar uma pequena bagageira dianteira, com 30 litros de capacidade, ideal para acomodar os cabos de carregamento.
Segurança absoluta
Para além de dominar a potência dos mais de 400 cavalos que este Volvo debita, outra feature que é preciso ter em atenção (e aproveitar) chama-se “One Pedal Drive”.
Exige alguma habituação, mas depois de engrenar, o pedal do travão torna-se praticamente inútil, a não ser em travagens de emergência. O que se consegue com este sistema é uma condução mais suave.
O Volvo XC40 Recharge foi construído com base nos níveis de segurança do XC40 original. No entanto, a estrutura frontal foi redesenhada e reforçada para colmatar a ausência de um motor tradicional.
De forma a ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é agora protegida por uma “safety cage” integrada na estrutura do automóvel.
A localização da bateria (junto ao solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade para melhorar proteção em relação a possíveis capotamentos.
Também a motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine. Além disso, a Volvo fez questão que o novo Volvo XC40 Recharge tivesse sistemas de auxílio à condução topo de gama.
São eles alerta de piso escorregadio, assistência à faixa de rodagem, alerta de ângulo morto, assistência ao arranque em subidas e assistência em descidas. O resultado? Uma absoluta sensação de segurança na estrada, mesmo tendo em conta a potência em que vamos montados.
Infotainment total
Equipado com Google Assistant, Display touchscreen de 9”, carregamento de smartphone por indução e Volvo On Call, o Volvo XC40 Recharge é um dos automóveis com melhor tecnologia infotainment do mercado.
Entre as novidades destaca-se o sistema Powered by Android, que oferece uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva, com novos serviços e tecnologia Google, como atualizações em tempo real no Google Maps e Google Assistant.
Aliás, segundo a marca, a Volvo Cars foi a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um Sistema de Infotainment powered by Android, onde se incluem os já citados Google Assistant e Google Maps, mas também, o Google Play Store.
Finalmente, este é o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, empresa detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.
Esta nova plataforma apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos criados para aumentar a segurança do condutor.
Apesar de ser um sistema extremamente atual e seguro, a marca pensou-o também para o futuro, já que devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução de tecnologia para a condução autónoma.
O Volvo XC40 Recharge é, em suma, uma viatura que vinca, como se tal fosse preciso, a qualidade e fiabilidade dos automóveis da marca sueca.
Não é um carro barato (os preços começam à volta dos 57 mil euros), mas a verdade é que se trata de um passo em frente rumo a um futuro mais sustentável e onde a Volvo tem assumido um papel de protagonista.