A Weezie, startup do Porto que oferece soluções de gestão de redes de fibra ótica, está a ajudar a levar fibra ótica a áreas dos EUA, através da WeezieFiber, com a fornecedora de serviços de Internet de Kentucky, a ZetaLink.
O software WeezieFiber funciona como um ecossistema que une todos os intervenientes no processo de planeamento, implantação e controlo de redes de fibra ótica, permitindo-lhes trabalhar numa plataforma única, com regras pré-definidas, e em tempo real, em qualquer lugar.
A adoção deste software proporcionará à ZetaLink não só uma maior facilidade e eficiência na implantação da sua rede de fibra em qualquer lugar, como também permitirá oferecer uma melhor experiência ao cliente final.
Através da solução Weezie será também possível para a ZetaLink reduzir o seu tempo de trabalho em 60% quando comparado com um formato tradicional bem como reduzir em 90% as incidências de não-conformidades na implantação da fibra.
Marco importante
Para João Sousa Guedes, CEO da Weezie, “a entrada nos EUA representa um marco significativo para a Weezie. Já tínhamos uma forte presença no mercado europeu ao permitir que os nossos clientes levassem a fibra ótica a mais de 50 milhões de casas, mas, para cumprir o nosso objetivo de ser líderes mundialmente, faltava entrar no maior o mercado – o americano”.
“Neste mercado há um valor considerável uma vez que só em investimento público previsto pela administração Biden para levar a fibra a casa de todos os americanos, chega aos 65 mil milhões de dólares”, adiantou o responsável..
A ZetaLink fornece serviços de Internet de banda larga rápida e fiável no sudeste do Kentucky, nomeadamente em Corbin, com planos de expansão para Whitley, Knox e Laurel, onde a internet de alta velocidade ainda não se encontra desenvolvida.
A acompanhar o crescimento e a expansão da Weezie, após ter aumentado, em 2022, 50% o número de colaboradores, a startup pretende manter este ritmo de crescimento em 2023 estando a recrutar diversos perfis desde tecnológicos – sénior e júnior -, especializados nas áreas de back-end e front-end, a perfis para a área comercial e de suporte.