Ter a possibilidade de fazer aquilo de que gosta permite unir trabalho e prazer, traz felicidade, qualidade de vida e potencia os ganhos financeiros. No entanto, se sente que o trabalho é uma espécie de vício, se trabalha em excesso e busca resultados de forma desenfreada, talvez seja um workaholic.
Workaholic ou Worklover?
É daquelas pessoas que se envolve no trabalho e dedica horas e horas às tarefas por resolver? Apesar de se dedicar consegue desligar-se do trabalho quando chega a hora de ir para casa? Será um workaholic ou um worklover?
Na sociedade atual as pessoas passam uma grande parte do seu tempo a trabalhar ou a preparar-se para tal, daí que o trabalho desempenhe um papel central na vida das pessoas. Todavia, algumas pessoas assumem um compromisso demasiado pesado com o trabalho em detrimento do seu bem-estar e dos seus interesses pessoais.
Existem várias razões para o agravamento do workaholismo, nomeadamente o aumento da complexidade das profissões e a constante pressão para se ser mais eficiente. Mais ainda, em muitas organizações, o workaholismo continua a ser visto como um atributo positivo dos trabalhadores.
10 sinais que indicam que é workaholic
1) É viciado em trabalho;
2) É motivado por natureza, mas não está necessariamente satisfeito com o trabalho;
3) Se a vida profissional vai mal, sofre e descuida da saúde;
4) Trabalha muitas horas por dia e abandona a vida pessoal;
5) Piora a situação porque foge dos problemas privados, ficando mais horas na empresa;
6) Apresenta mais stress e tem mais hipóteses de sofrer doenças cardiovasculares;
7) Sente-se incapaz de tirar tempo de folga. Só desfruta dos finais de semana e das férias porque é obrigado;
8) Os seus colegas de trabalho dizem que é viciado em trabalho;
9) Tem poucos amigos e tem dificuldades em delegar tarefas e responsabilidades;
10) Faz horas extras quase todos os dias e leva trabalho para casa muito regularmente;
6 sinais que indicam que é worklover
1) É apaixonado pelo trabalho;
2) Está geralmente satisfeito com o trabalho e sabe lidar melhor com as dificuldades que aparecem;
3) Se o trabalho vai mal, procura ajuda e soluções para os problemas;
4) Trabalha muitas horas por dia sem perceber o tempo passar, mas a satisfação estende-se à vida pessoal;
5) Consegue equilibrar a vida pessoal com a vida familiar;
6) Sofre menos de stress, garantindo saúde mental e física por mais tempo.
Consequências do workaholismo
De forma geral, os workaholics têm elevados níveis de stress no seu trabalho, têm mais queixas de saúde e a longo prazo sentem um impacto negativo ao nível do seu bem-estar físico e psicológico. É provável que venham a sofrer de burnout e insónias e que as consequências negativas se estendam à família, podendo vir a existir conflitos familiares.
Se sente alguns destes sintomas e se identifica com as características acima descritas, talvez tenha chegado a altura de criar novos hábitos de vida. Certamente, não quer que a sua vida seja cada vez mais envolta em stress, conflitos familiares, pobres relações pessoais, baixa satisfação com a vida e maiores problemas de saúde.
O trabalho deve fazê-lo sentir-se realizado e satisfeito, mas a vida não se deve resumir ao trabalho. Deve igualmente ser preenchida com momentos de lazer, momentos de descanso e convívio com a família e os amigos.
Veja também: