Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
12 Dez, 2023 - 11:33

Porsche Panamera 2024: com novo estilo e mais tecnológico

Valdemar Jorge

O topo de gama da Porsche, o Panamera, surge em 2024 totalmente renovado e com soluções tecnológicas invejáveis. Conheça-o.

Novo Porsche Panamera

A história do Porsche Panamera começou em 2009 e logo fez tremer o segmento dos carros de luxo com carácter desportivo.

A primeira geração foi uma lufada de ar fresco e três gerações depois o designado Panamera 2024 prepara-se para revolucionar, de novo, o segmento. O novo modelo mostra-se mais assertivo, com um estilo renovado (diríamos ainda mais apelativo e empático) e com equipamento tecnológico fora de série.

“Mais digital, mais luxuoso, mais eficiente” é assim que a Porsche descreve a terceira geração do Panamera já disponível para encomenda, com os primeiros automóveis a chegarem aos clientes no primeiro trimestre de 2024, mais precisamente, em março.

A certeza é que o Panamera vai encontrar-se com os rivais BMW, Mercedes-Benz e ainda com os elétricos Tesla e Lucid, mas a Porsche estudou bem a lição.

O Panamera estará disponível com um total de quatro motorizações E-Hybrid que beneficiam de maior desempenho, alcance e eficiência, acompanhadas de luxo, tecnologia e recursos desportivos divididos entre performance e conforto de condução, para agradar aos clientes mais exigentes.

Devido à fraca expressão da carroçaria Sport Turismo, em diversos mercados, a Porsche abandona este formato, no entanto, continuará a disponibilizar, para o mercado chinês, uma versão Panamera Executive, com maior distância entre eixos.

Porsche Panamera: design mais atraente e elegante

O Porsche Panamera 2024 segue a filosofia da marca alemã para a sua linha de automóveis desportivos de luxo, combinando desempenho e conforto com novas soluções tecnológicas.

O design é mais atraente e elegante mas, ao mesmo tempo, apresenta linhas muito dinâmicas. Algumas das características neste capítulo são:

  • Carroçaria com  linhas fluidas e dinâmicas, com uma traseira alongada e uma frente baixa e larga. O capot tem uma forma curva que remete aos modelos clássicos da Porsche, enquanto os faróis têm um formato angular e moderno. A secção dianteira é discreta e integra as entradas de ar para o motor e travões;
  • As rodas são de liga leve e têm um design desportivo, com raios duplos e acabamento em preto brilhante. Os pneus são de alta performance e têm uma largura de 275 mm na frente e 315 mm atrás;
  • A traseira é dominada pelo spoiler retrátil que se eleva automaticamente em velocidades mais altas para reforçar a estabilidade e a aerodinâmica. Os faróis traseiros colocados na horizontal estão ligados por uma faixa de LED que atravessa toda a largura do carro. Os escapes são duplos com ponteiras cromadas.

Habitáculo luxuoso com apontamentos desportivos

O habitáculo do Porsche Panamera 2024 está mais elegante e refinado. Oferece um ambiente de luxo, conforto e tecnologia aos ocupantes.

O design combina elementos clássicos da marca, conjugando comandos analógicos com outros digitais, nomeadamente o painel de instrumentos, volante desportivo, soluções modernas como o sistema multimédia com ecrã sensível ao toque de 12,3 polegadas e a consola central, com botões sensíveis ao toque.

Aqui encontram-se o seletor de modos de condução – Normal, Sport e Sport Plus, o botão de arranque, o travão de estacionamento eletrónico, entre outros.

Ainda no tablier um terceiro ecrã (opcional), está colocado na frente do passageiro. Com uma dimensão de 10,9 polegadas, este exibe dados de desempenho do veículo mediante solicitação.

Também permite operar o sistema de infoentretenimento e suporta streaming de vídeo enquanto o carro está em movimento. Para evitar distrair quem está ao volante, o visor do passageiro não pode ser visto do banco do condutor.

Os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente, em 18 posições, e contam com função de memória, aquecimento e ventilação. Os bancos traseiros também são aquecidos e ventilados, e podem ser rebatidos para ampliar o espaço da bagageira.

O teto panorâmico proporciona uma sensação de amplitude e luminosidade ao habitáculo.

Nos acabamentos do habitáculo são utilizados materiais de alta qualidade, como couro, alumínio e madeira. O sistema de som tem assinatura da Bose e possui 14 altifalantes (incluindo subwoofer) distribuídos pelo habitáculo.

Adicionalmente, a marca disponibiliza sistema de som 3D High-End Surround da Burmester® com uma potência total de 1.455 watts e 21 altifalantes controlados individualmente.

Frente do novo Panamera
O novo Porsche Panamera promete ganhar cada vez mais adeptos

Ampla gama de motores e sistemas de segurança

O Porsche Panamera 2024 também conta com diversos recursos de segurança, de ajuda ao condutor e ampla gama de motorizações.

Segundo o site da marca as opções de motorização variam consoante a versão escolhida:

  • Panamera: motor V6 turbo de 2.9 litros, que entrega 353 cv de potência e 500 Nm de binário. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 272 km/h;
  • Panamera 4S: motor V6 biturbo de 2.9 litros, que entrega 440 cv de potência e 550 Nm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 289 km/h;
  • Panamera Turbo S: motor V8 biturbo de 4.0 litros, que entrega 630 cv de potência e 820 Nm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 315 km/h;
  • Panamera Turbo S E-Hybrid: novo motor V8 biturbo de 4.0 litros combinado com um motor elétrico (190 cv), que entrega uma potência combinada de 680 cv e um binário combinado de 930 Nm. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos (quando equipado com o Pacote Sport Crono) e atinge a velocidade máxima de 315 km/h. A capacidade da bateria é agora de 25,9 kWh, o que permite uma autonomia elétrica equivalente de até 91 quilómetros no ciclo combinado WLTP ou 83-93 km em ciclo urbano. O novo carregador CA integrado de 11 kW reduz o tempo de carregamento em pontos de carregamento adequados para 2h39.

Além dos motores, o Panamera 2024 conta ainda com os préstimos da transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades, sistema de tração integral adaptativo e um sistema de suspensão pneumática com controlo eletrónico.

Este é uma das grandes novidades do novo modelo que chegará ao mercado nacional em março de 2024. Todas as versões contam de série com suspensão pneumática, ainda que, na lista de opcionais, a marca disponibilize o sistema Porsche Active Ride que ajusta em milissegundos as forças que atuam sobre a suspensão, de forma individualizada, para superior controlo dos movimentos do carro, melhorando a performance do automóvel.

Recursos tecnológicos através do MyPorsche

Outros recursos tecnológicos e de segurança que equipam o novo modelo são, em resumo:

  • Sistema de assistência ao condutor, que inclui cruise control adaptativo, alerta de colisão frontal, travagem automática de emergência, assistente de faixa de rodagem, monitorização do ângulo morto e câmara de visão 360 graus;
  • Sistema de infoentretenimento e navegação, que conta com um ecrã sensível ao toque de 12,3 polegadas, com compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, som surround, carregamento sem fio para smartphones e acesso a serviços online da Porsche;
  • Sistema de suspensão pneumática adaptativa, que ajusta a altura e a rigidez do carro de acordo com o modo de condução, o terreno e a velocidade. O sistema também permite levantar ou abaixar o carro manualmente por meio de um botão;
  • Sistema de iluminação matricial LED, que adapta o feixe de luz dos faróis dianteiros às condições de trânsito e à curvatura da estrada. O sistema também conta com luzes diurnas, luzes traseiras e luzes de travão em LED;
  • Sistema de climatização de quatro zonas, que permite regular a temperatura, a ventilação e a distribuição do ar para cada passageiro. O sistema também inclui um ionizador de ar, um filtro de pólen e um teto panorâmico.

Funções como ar condicionado, massagem nos bancos e iluminação ambiente podem ser controladas diretamente através da aplicação MyPorsche via Apple CarPlay® ou com o assistente de voz Siri®.

Uma outra novidade é que, durante o estacionamento automático, o condutor já não precisa de estar na viatura, embora continue a ser o responsável pela manobra. O processo de estacionamento pode ser monitorizado a partir de um smartphone com a nova função Remote ParkAssist.

O Pacote Sport Chrono está disponível de série no Panamera Turbo E-Hybrid e como opcional, nos outros modelos da gama.

Para além do cronómetro digital e analógico no painel de instrumentos, o Pacote Sport Chrono inclui, entre outras características, o modo SPORT PLUS com afinações orientadas para a performance do motor, da transmissão e do chassis, o Launch Control e o botão SPORT Response no centro do interruptor de modo, instalado no volante.

O Porsche Panamera 2024 impressiona pela performance, elegância e sofisticação. Os preços anunciados começam nos 134.341 euros na versão de acesso à linha Panamera, sendo que o Panamera 4 estará disponível a partir de 141.118 euros e o Panamera Turbo E-Hybrid é proposto a partir de 206.824 euros.

Veja também